Ir para: navegação, pesquisa

Zebra RW 420

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
23992 18/05/2013 1 Landix Flex / SFV Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho Zebra RW 420 e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-Zebra-RW-420.png

Especificações

Nome do Aparelho Zebra RW 420
Tipo de Impressão Térmica direta
Peso 0.907kg
Dimensões 180 mm de largura, 175 mm de largura e 76mm de profundidade
Velocidade de impressão 76mm/segundo


Fontes: http://www.motorola.com.br http://www.gsmarena.com





Testes Realizados

1 CONEXÃO VIA USB COM UM PC

A impressora foi conectada diretamente a um PC executando Windows 7 Professional 32 Bits para a realização de testes de impressão através da interface USB.

Os resultados dos testes foram satisfatórios, pois foi possível executar diversas impressões sem problemas.

Também foram realizados testes utilizando o aplicativo Zebra Label Vista, que foi disponibilizado juntamente com o equipamento. Através deste aplicativo foi possível alterar diversas configurações da impressora, como por exemplo a senha solicitada para acessar a impressora por meio da interface Bluetooth.

O Zebra Label Vista também permitiu a criação manual de códigos de barras e a impressão dos mesmos.

2 CONEXÃO VIA BLUETOOTH COM PDA’S

Foram realizados testes de conectividade da impressora com PDA’s (Personal Desktop Assistants) através da interface Bluetooth.

Os PDA’s utilizados nos testes executam os sistemas operacionais Android e Windows Handheld.

Para realizar o pareamento entre os dispositivos foi necessário antes configurar a senha de acesso através do aplicativo Zebra Label Vista. Para executar este procedimento foi preciso conectar a impressora a um PC através do cabo USB, conforme descrito anteriormente no item 2.1. Após a configuração da senha, foi possível estabelecer a conexão entre os dois dispositivos normalmente.

Com a conexão estabelecida, foram criados aplicativos utilizando o Microsoft Dot.NET Framework e linguagem de programação C# para testar o envio de dados à impressora através da interface Bluetooth.

A aplicação para Windows Handheld foi desenvolvida utilizando o Dot.NET Compact Framework, e o software criado para o Android foi implementado com o uso do Xamarin MonoDroid.

Os testes foram satisfatórios em ambas as plataformas. Os dados enviados pelos PDA’s via Bluetooth foram recebidos sem problemas pela impressora.

3 COMPATIBILIDADE COM A LINGUAGEM EPL

A impressora Zebra RW 420 pode ser controlada via software através de três linguagens de programação:

. CPCL (Comtec Programming Control Language) - Linguagem nativa da impressora.

. EPL (Eltron Program Language) - Linguagem emulada.

. ZPL (Zebra Program Language). - Linguagem emulada.

Após analisar as características das três linguagens juntamente com o Depto. Tecnologia da Landix Sistemas, foi definido que a linguagem a ser utilizada nas aplicações desenvolvidas será a EPL (Eltron Program Language). Esta decisão foi tomada com base nas características desta linguagem, que permite uma maior compatibilidade com outros modelos de impressoras Zebra e também com impressoras de outras marcas.

Para validar a compatibilidade da impressora com esta linguagem, foram realizados testes nos quais comandos em EPL obtidos no manual oficial fornecido pela Zebra foram enviados à impressora. Os comandos foram executados corretamente pela impressora, confirmando que a linguagem EPL é emulada sem problemas pelo equipamento.

4 COMANDO PARA INICIALIZAÇÃO DA IMPRESSORA

Para iniciar a impressão na Zebra RW 420 é necessário enviar para o equipamento o comando em EPL específico que identifica o início do processo.

Este comando foi enviado via Bluetooth e foi interpretado corretamente pela impressora, permitindo imprimir os dados enviados posteriormente.

5 CONFIGURAÇÃO PARA IMPRESSÃO EM JOURNAL MODE

A Zebra RW 420 permite a impressão em etiquetas destacáveis e também em papel contínuo.

Para realizar a impressão de relatórios, boletos e notas fiscais é necessário que a impressão seja realizada em papel contínuo (Journal Mode).

Foram realizados testes nos quais a impressora foi configurada via software para executar a impressão em Journal Mode.

O comando específico para esta configuração foi enviado via Bluetooth para a impressora e o equipamento passou a funcionar normalmente em Jornal Mode.

6 CONFIGURAÇÃO DO CHARSET

A impressora Zebra RW 420 permite a impressão de caracteres utilizando diversos charsets.

A configuração do charset a ser utilizado na impressão é enviada para a impressora através de um comando específico.

Foram realizados testes enviando o comando de configuração do charset para a impressora via Bluetooth.

Os testes foram bem sucedidos e o charset utilizado pela impressora foi configurado conforme os comandos enviados.

7 CONFIGURAÇÃO DA LARGURA DA ÁREA IMPRESSA

A Zebra RW 420 permite a impressão em papéis com largura máxima de 104 mm, porém a largura da área impressa deve ser configurada.

Esta configuração é realizada através do envio de um comando específico para a impressora.

Testes foram realizados com o envio deste comando para a impressora, de forma a configurar a largura da área impressa com diferentes medidas.

A impressora interpretou corretamente os comandos, configurando a largura da área impressa conforme a medida passada como parâmetro.

8 CONFIGURAÇÃO DA VELOCIDADE DE IMPRESSÃO

A velocidade da impresssão pode ser configurada no equipamento através do envio de um comando específico.

Foram realizados testes com o envio deste comando com diferentes configurações de velocidades de impressão.

A impressora interpretou corretamente os comandos enviados e passou a executar a impressão com a velocidade especificada.

9 CONFIGURAÇÃO DA DENSIDADE DA IMPRESSÃO

É possível configurar a densidade da impressão na Zebra RW 420 através do comando apropriado.

A densidade influencia diretamente na qualidade dos textos impressos.

Foram realizados testes de configuração com diferentes densidades, sendo que os resultados foram satisfatórios.

10 CONFIGURAÇÃO DA DIREÇÃO DA IMPRESSÃO

A direção da impressão na Zebra RW 420 pode ser executada a partir do topo ou a partir da base do conteúdo a ser impresso.

A impressão de relatórios, boletos e notas fiscais devem ser realizadas a partir do topo da área impressa. Foram realizados testes com esta configuração e a impressão foi executada conforme o esperado.

11 IMPRESSÃO DE TEXTOS

A impressora Zebra RW 420 permite a impressão de textos em diferentes posições da área impressa e com vários tamanhos de fonte. Também é possível realizar a inversão da cor da fonte, na qual o texto é impresso com a cor branca e com fundo preto.

Foram realizados testes com a impressão de textos nos mais diversos tamanhos e posições, sendo que os resultados foram satisfatórios em todos os testes.

12 IMPRESSÃO DE LINHAS

O equipamento permite a impressão de linhas em diversas posições e com diferentes medidas.

Durante os testes, as linhas foram utilizadas para montar diferentes layouts com estruturas como bordas, linhas, colunas e tabelas.

As linhas foram impressas sem dificuldades e com qualidade satisfatória.

13 IMPRESSÃO DE CÓDIGOS DE BARRAS

O equipamento permite a impressão de códigos de barras em diversos padrões: Linear Code 39, Code 93, UCC/EAN-128, Code 128, UPC-E, UPC-A, EAN-8, EAN-13, EAN-14, UPC and EAN 2 or 5 digit extensions, Plessey, FIM, Postnet e Interleaved 2-of-5.

A impressão de códigos de barras em diferentes padrões foi executada com sucesso e com qualidade satisfatória.


Observações

1 Sem observações notáveis




Conclusões

1 De acordo com os testes realizados pela Landix, a Impressora Térmica Zebra Zebra RW 420 está apta a ser

utilizada em aplicativos desenvolvidos para as plataformas Windows PC (Dot.NET Framework), Windows Handheld (Dot.NET Compact Framework) e Android (Monodroid Xamarin). Portanto, o aparelho é considerado elegível.


´




Img-rodape-transparente.png