Ir para: navegação, pesquisa

Leopardo A7

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
29110 27/01/2014 1.0 - Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais da impressora térmica Leopardo A7 e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-Leopardo-A7.png

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Sim
FLEX-Pré-Venda Sim

Especificações

Nome do Aparelho Leopardo A7
Tipo de Impressão Térmica direta
Peso 325 gramas
Dimensões 102 mm X 108 mm X 50 mm
Durabilidade da bateria 200 metros de papel impresso
Durabilidade da cabeça de impressão 50 Km
Temperatura de armazenamento 30º C negativos a 70º C
Papel de impressão Largura do papel: 80 mm , Diâmetro do rolo: 40 mm
Impressão Largura de impressão: 72 mm , Resolução: 8 pontos/mm 576 pontos/linha
Código de barras suportados 1-D, UPC-A, UPC-E, EAN-8, Code 39, ITF25, Codabar, Code 93, Code 128 2-D, QR Code.
Interface de comunicação RS 232, USB, Bluetooth ou Wi-fi
Alimentação Fonte 12 VDC (adaptador 110/220 Vca)
Outras características Resistência a quedas (1.5m contra concreto) e a água (IP54)


Fonte: http://www.inputservice.com.br/LeopardoA7.html





Testes Realizados

1 TESTE DE IMPRESSÃO

A fim de mensurar a qualidade de impressão e capacidade da impressora, foi feito um teste de impressão do resumo do pedido, utilizando um sistema vertical instalado em um smartphone Android. Foi feito o pareamento da impressora com o aparelho utilizando comunicação Bluetooth, feito um pedido e posteriormente a tentativa de impressão do resumo do pedido. A impressora conseguiu imprimir o resumo do pedido de maneira satisfatória.

2 LEITURA DE MANUAIS DE USUÁRIO E PROGRAMADOR

Os manuais da impressora Leopardo A7 não se encontram disponíveis para download no site do fornecedor da impressora, mas o mesmo possui diversos materiais em um diretório armazenado em nuvem, além de ferramentas e várias informações adicionais sobre a impressora. Também é possível encontrar os manuais de usuário e técnico, em inglês, na internet.

- Manual de usuário: Possui apenas instrução básica e não foge muito do manual em papel que acompanha a impressora. Disponível em: http://www.rego.ro/down/REGO-MPT-III.pdf

- Manual técnico: Possui informações técnicas sobre a impressora, com informações sobre conexão e os comandos suportados. Disponível em: http://www.rego.ro/down/REGO-MPT- TM.pdf

3 ENVIO DE COMANDOS À IMPRESSORA

Para o envio de comandos à impressora, foi feito um aplicativo de testes para Windows Mobile, enviando os comandos por meio de interface Bluetooth por meio de porta serial. Os resultados obtidos nos testes seguem nas próximas subseções

4 IMPRESSÃO DE TEXTOS

Na primeira bateria de testes, foi verificada a capacidade da impressora em imprimir textos em diversos formatos, tamanhos e tabulação:

- Negrito: Sim.

- Itálico: Não.

- Sublinhado: Sim.

- Texto invertido: Sim.

- Ajuste de tamanho do texto em pequeno, grande, médio: Sim.

- Consegue alinhar o texto à direita, à esquerda e centralizado? Sim.

- Consegue imprimir com tabulações? Sim.

- Consegue imprimir acentos com a codificação utilizada nos sistemas de vendas? Não, porém, segundo o fornecedor da impressora, é possível efetuar a troca de codificação da impressora para PC-860, que irá imprimir corretamente os caracteres acentuados.

- Consegue imprimir na vertical utilizando comandos disponíveis no manual? É possível, mas exige uma configuração bastante detalhada para que a impressão saia da maneira correta.

5 IMPRESSÃO DE CÓDIGO DE BARRAS

A segunda bateria de testes teve como objetivo testar a impressão de códigos de barras pela impressora. Conforme informações do manual e da página de testes emitida pela impressora, foram testados os seguintes formatos de códigos de barras:

- UPCA: Imprime corretamente.

- UPCE: Não foi possível imprimir corretamente.

- EAN8: Imprime corretamente.

- EAN13: Imprime corretamente.

- CODE39: Imprime corretamente.

- ITF: Imprime corretamente.

- CODBAR: Imprime corretamente.

- CODE93: Imprime corretamente.

- CODE128: Neste caso, são necessários comandos diferentes para a impressão do código de barras, mas o mesmo é suportado. Os testes foram efetuados e a impressão ocorreu satisfatoriamente.

- QR code: A impressão é possível, mas exige um manual separado para realizar a impressão, que exige um esforço razoável. Não obtive acesso a este manual que, conforme o fornecedor disse, está disponível apenas em mandarim e possui uma versão traduzida para o inglês, por meio de tradutor automático. Os testes foram efetuados com a impressão do código apenas abaixo do código de barras da mesma e sem o código. Não foi possível reproduzir a impressão do código acima do código de barras.

6 IMPRESSÃO DE LINHAS E TABELAS

Para a impressão de boletos e notas fiscais, é necessária muitas vezes a criação de linhas verticais e horizontais, além de tabelas, para separar as informações dos mesmos. Foram feitos testes para conferir se a impressora era capaz de realizar tal operação. A impressão de linhas pode ser feita caractere a caractere, através de caracteres ASCII destinados a tal fim, realizando ajustes de espaçamento adequados. Para uma impressão mais precisa de tabelas e linhas, também podem ser usados bitmaps.

Está disponível, no site do fornecedor, um exemplo de DANFE simplificada feita utilizando este método. Os testes foram reproduzidos na Landix, confirmando a capacidade da impressora. A impressão de linhas e tabelas da DANFE foram feitas utilizando o método de impressão caractere a caractere, com ajuste de espaçamento de linhas. Nota -se que, para a construção de recibos e notas com poucos detalhes, o método pode ser usado de maneira satisfatória.

Utilizando o método de impressão por bitmaps, também foi possível reproduzir o teste de impressão de um boleto bancário com um aplicativo Android disponibilizado pelo fornecedor. O método de impressão por bitmaps é bem mais trabalhoso que o de impressão caractere a caractere, apesar de trazer um resultado melhor de impressão das linhas. Segundo o próprio fornecedor, todo o processo de impressão do boleto foi feito com ajustes manuais, desde a produção da estrutura do boleto até a rotação do mesmo para impressão horizontal. Nota-se que a qualidade da impressão do código de barras não é muito satisfatória, devido a esta construção mais manual. Mesmo que seja possível a impressão de um boleto pela impressora, o mesmo não é recomendado por se tratar de um trabalho muito grande e geralmente caro.

7 ENVIO DE COMANDOS UTILIZANDO USB

Os últimos testes foram feitos utilizando um aplicativo de vendas que executa em Windows, por meio de um cabo USB. Os testes se justificam caso algum vendedor queira utilizar a versão Windows do sistema de vendas por um notebook, através de comunicação USB. Os testes foram realizados apenas por USB na plataforma Windows. Para realizar tal tarefa, foi necessário instalar o driver da impressora e um aplicativo da mesma que cria uma porta COM virtual a partir de um USB, emulando uma porta serial. Os drivers podem ser obtidos junto ao fornecedor, assim como as instruções necessárias para sua instalação passo-a-passo.

A impressora conseguiu imprimir de maneira razoável o resumo do pedido a partir de um aplicativo de vendas Windows, levando em conta que nesta plataforma boa parte do controle de impressão é feito pelo próprio driver da impressora.


Observações

1 Nenhuma observação notável.
2 No pronta entrega, o aparelho pode ser usados para imprimir NFE'S, Recibos de Cobrança, Relatórios de prestação de contas.
3 O pronta entrega funcionará a partir da versão 05.12.01



Conclusões

1 A impressora Leopardo A7 se saiu muito bem nos testes de homologação. Os testes indicaram que impressora, além de portátil, é bastante versátil em sua utilização, visto que foram poucos os itens testados que a impressora não conseguiu imprimir.
2 Por se tratar de uma impressora matricial, algumas operações na mesma podem demandar um grande trabalho de ajustes e formatação para ter o resultado esperado, que gerariam grande esforço e custos altos, como é o caso de boletos e notas fiscais com muitos detalhes, não sendo recomendada para este tipo de operação. Outra restrição encontrada foi quanto ao tamanho do papel, visto que se trata de uma impressora pequena. É compreensível, pois se trata de uma impressora de mais baixo custo, sendo indicada para suprir necessidades de propósito geral, como impressão de resumo do pedido e alguma impressão de nota ou recibo que não demande grandes formatações.
3

Portanto, a impressora Leopardo A7, para propósitos gerais, é considerada elegível pelos testes da Landix.

´




Img-rodape-transparente.png