Ir para: navegação, pesquisa

E-Class Mark IIII - 4204b

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
30566 07/01/2015 01 Landix SFV (05.02.00) Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais da impressora térmica Datamax E-Class Mark III - 4204b e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.


E-class-mark-iii.jpg

Especificações

Nome do Aparelho Datamax E-Class Mark III - 4204b
Tipo de Impressão Térmica direta / Transferência térmica
Peso 2,4 Kg
Dimensões 203,5 mm L x 187 mm A x 282 mm
Temperatura de operação 4°C a 35°C
Papel de impressão Largura do papel: 110 mm
Impressão Largura de impressão: 108 mm

Resolução: 203 DPI (8 pontos/mm)

Código de barras suportados CODE 39, IATA, CODABAR, INTERLEAVED 2 OF 5, INDUSTRIAL 2 OF 5, CODE 93, CODE 128, MSI/PLESSEY, EAN(13/8), EAN(13/8)+2, EAN(13/8)+5, UPC(A/E), UPC(A/E)+2, UPC(A/E)+5
Interface de comunicação RS232 serial, USB 2.0, Bluetooth® v2.0
Densidade por ponto 203 DPI (8 pontos/mm)
Linguagens de Programação EPL, DPL



Fontes: http://www.datamax-oneil.com/do/pt/pt-pt/inicio/impressoras-e-softwares/impressoras-estacionarias/impressoras-desktop/e-class-mark-iii





Testes Realizados

1 Manuais e drivers

Os manuais e drivers da impressora podem ser obtidos no site do fornecedor da impressora (http://www.datamax-oneil.com/do/pt/pt-pt/inicio/impressoras-e-softwares/impressoras-estacionarias/impressoras-desktop/e-class-mark-iii). Neste site é possível obter o manual para programação, além do guia do usuário.

2 Implementação da linguagem ZPL

Para a realização dos testes de homologação da impressora foi utilizada a linguagem EPL em o sistema Landix SFV, versão 05.00.00.

3 Teste de Layout(Quadrados, linhas, códigos de barras e textos)

Foram realizados testes de impressão com linhas e quadrados de diferentes espessuras, códigos de barras dos tipos "Intercalado 2 de 5" e "CODE 128" e também impressões com diferentes caracteres.

Sobre os quadrados e linhas, a impressora comportou-se conforme o esperado, imprimindo as linhas e quadrados dos tamanhos/espessuras solicitados, assim como nas posições corretas.

Quanto aos códigos de barras, foram realizados testes com diferentes quantidades de caracteres, e esses foram impressos corretamente. Durante os testes utilizamos um leitor de código de barras, sendo que as leituras foram satisfatórias.

Na parte de textos, foram realizadas impressões de diversos textos, com os diferentes tamanhos de fonte previstos pela linguagem EPL, com giros de 0º, 90º, 180º . A impressora imprimiu os textos corretamente, nas posições definidas. Há apenas uma ressalva na impressão de caracteres especiais, pois a impressora não está imprimindo-os, mesmo selecionando o charset correto. Essa situação não é a ideal, porém não impede o uso da impressora sem maiores problemas.

4 Testes de stress

Conforme informado pelo revendedor da impressora, é indicado que o tamanho máximo da impressão contínua (sem pausas) seja em torno de 35 centímetros para prolongar a vida útil da cabeça de impressão . Os layouts de impressão para testes foram preparados obedecendo a essa premissa.

Durante os testes a impressora foi utilizada continuamente durante vários dias pelos programadores e analistas de testes, chegando à soma de mais de 700 metros de impressão. Nesse período foram realizadas trocas diversas de bobinas e ribbon, sem nenhuma complicação. Não foi notada nenhuma queda na qualidade ou velocidade de impressão.

Obs.: A impressora imprime até 1,5 metro continuamente sem nenhum problema. A premissa de imprimir no máximo 35 centímetros sem pausas é apenas uma quantidade que o fornecedor de impressoras percebeu com suas experiencias anteriores que aumenta a vida útil da mesma.

5 Facilidade de manutenção

Durante os testes a impressora só foi utilizada na modalidade de impressão "transferência térmica", sendo que assim é necessária a utilização de um ribbon de cera. O ribbon que utilizamos imprime até 300 metros, e a bobina de papel imprime 130 metros. O comprimento de ambos é um ponto positivo, pois durante a utilização o usuário da impressora não precisará trocar o papel/ribbon frequentemente, o que diminui o risco de danos ao equipamento causados pelo próprio usuário (fomos informados pelo fornecedor da impressora que a grande maioria dos problemas em impressoras são causados durante alguma intervenção do usuário).

Já nas vezes que for necessário realizar a troca da bobina de papel/ribbon, o procedimento é bem simples para embos, não exigindo grande esforço do usuário.


Observações

Durante o desenvolvimento verificamos que para impressões mais longas, a impressora precisa de algum tempo para iniciar efetivamente a impressão após o envio de todos os comandos. Identificamos ainda que caso a conexão bluetooth seja encerrada antes do início da impressão, a mesma não é realizada. Para contornar tal situação, foi implementado no software que realiza a conexão bluetooth com a impressora uma pausa para desconectar, proporcional ao tamanho da impressão enviada (a cada 1024 bytes enviados para a impressora, é aguardado 1 segundo). Dessa forma o problema foi contornado corretamente.

Verificamos também que caso sejam enviados comandos de impressão para a impressora enquanto ela está realizando uma outra impressão, a mesma ignora os novos comandos. Dessa forma, fica a cargo do software que envia os comandos de impressão aguardar tempo suficiente para que seja finalizada a impressão anterior. Não tivemos maiores problemas quanto a essa situação. Basta aguardar o tempo suficiente entre duas impressões.

Não foram realizados testes de impressão na modalidade térmica direta.


Conclusões

1 A impressora Datamax O'Neil E-Class Mark III - 4204b se saiu muito bem nos testes realizados. A impressora se mostrou confiável, ágil, durável e de fácil utilização/manutenção.

Foram detectados apenas detalhes para a utilização da mesma (como o software ter que controlar o tempo entre duas impressões, por exemplo), sendo que nenhum demandou muito trabalho para ser contornado.

O único problema que realmente não pôde ser resolvido foi a impressão de caracteres especiais, porém esse não impede o uso da impressora.

Dessa forma, a impressora foi aprovada nos testes e é considerada elegível.

´




Img-rodape-transparente.png