Ir para: navegação, pesquisa

Datecs DPP 350

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
32293 24/06/2014 1.0 - Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais da impressora térmica Datecs DPP-350 e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-Datecs-DPP-350.png

Especificações

Nome do Aparelho Datecs DPP-350
Tipo de Impressão Lite thermal dot printing
Papel de impressão 78 mm +0/-1mm X 50mm diameter;
57 mm x 50 mm diameter (option)
Densidade de impressão Horizontal – 0.125 mm (8 dots/mm)
Vertical - 0.125 mm (8 dots/mm)
Velocidade de impressão 60mms/s (480 dots/sec) at 8.5 V
Código de barras suportados 1D - EAN13, EAN8, UPC-A, UPC-E, Codebar, Code39, Code128;
2D – PDF417, QR Code
Interface de comunicação RS232 C – max. 115200 bps;
USB v 1.1
Alimentação -


Fontes: http://www.datecs.bg/en/support/DPP-350-documentation/3/2/728





Testes Realizados

1 Teste de Layout (quadrados, linhas, códigos de barra, textos)

Na primeira bateria de testes, foi verificada a capacidade da impressora para imprimir textos em diversos formatos, tamanhos e tabulação, impressão de códigos de barras e formas geométricas como quadrados e linhas. Para a realização destes testes foi utilizado o Landix SFV. Como a impressora utiliza a linguagem ESC/POS não é possível a impressão de formas geométrica, portanto não é possível a utilização desta impressora para impressão de relatórios que exigem layouts complexos, como por exemplo, o relatório de nota fiscal eletrônica e de boletos.

2 Tamanho da Fonte, Charstes disponíveis e orientação de impressão (vertical/horizontal)
  • A impressora Datecs DPP-350 trabalha com 4 tamanhos fixos de fontes sendo elas: Fonte A que imprime 48 caracteres por linha, Fonte B que imprime 64 caracteres por linha, Fonte C que imprime 48 caracteres por linha e Fonte D que imprime 64 caracteres por linha. Os caracteres das fontes possuem uma largura constante, portanto foi possível a impressão de relatórios com organizados por espaçamentos corretamente. Também foi possível a impressão de texto em negrito, itálico e invertido. Não foi possível a impressão de texto sublinhado.
  • Foi realizado teste de impressão com acentuação, e a impressora foi capaz de imprimir corretamente os caracteres acentuados.
3 Tempo de processamento em relação ao Timeout de impressão, impressões de diferentes layouts em sequência e comprimento máximo de impressão
  • Em relação ao timeout de impressão foram realizados testes com pausas de até 3ms entre cada linha e a impressão foi realizada com sucesso, já com um valor menor do que os 3ms a impressora corta a impressão, não imprimindo o documento completo.
  • Outro teste realizado foi a impressão de diferentes documentos em sequência, foi realizada a impressão de 14 documentos e todos foram impressos sem perda.
  • Também foi testada a impressão de um documento que possui comprimento maior que 25cm e a impressão ocorreu sem problemas.


Observações

1 Foram realizados testes utilizando o SDK disponibilizado pela Datecs, porem ao tentar realizar a impressão no modo página (modo que supostamente é possível realizar impressão na vertical já que é salvo todo o conteúdo da impressão na memória da impressora e em seguida girar esse conteúdo em 90°) foi gerado o seguinte erro: "Page mode is not supported by this device".
2 Em contato com o Ricardo Oliveira, representante da Datecs, foi constatado que a placa mãe desse modelo de impressora não suporta a impressão em modo página.
3 Paulo Roberto da RR Engenharia informou que é possível realizar a impressão na vertical utilizando o comando "ESC V", foram realizados vários testes e realmente foi possível a impressão de caracteres rotacionados 90°, porém não foi possível rotacionar os códigos de barras.
4 No manual da linguagem ESC/POS fica explícito que não é possível rotacionar o código de barras.
5 Este comando "ESC V" apesar de ser encontrado em todos os manuais de impressoras ESC/POS, a impressora Leopardo A7 e a Epson LX300 não conseguiu realizar a impressão na vertical.
6 Esgotada as possibilidades, já que não foi encontrada nenhuma alternativa nos manuais e nem com a ajuda dos nossos parceiros, para a impressão de código de barras na vertical, a solução seria a impressão de bitmaps.



Conclusões

1 De acordo com os testes realizados, a impressora Datecs DPP-350 se saiu relativamente bem nos testes de homologação para impressão em modo linha. A única restrição é quanto a impressão de relatórios que exigem uma maior complexidade de layout. Foi possível a impressão dos relatórios em uma velocidade muito satisfatória, não teve problema com acentuação e nem com desalinhamento de layouts.
2 Obs.: Não é possível realizar impressão por bluetooth se o cabo usb estiver conectado no computador.
´




Img-rodape-transparente.png