Ir para: navegação, pesquisa

Panasonic FZ A1

Edição feita às 12h44min de 29 de janeiro de 2016 por Fabio (Discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
25987 01/10/2013 2.0 VALE AMC(01.01.00) / Landix Flex (04.10.01) / Landix SFV(04.10.01) Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho Panasonic Touchpad FZ-A1 e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-panasonic-fz-a1.png

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Não
FLEX-Pré-Venda Sim

Especificações

Nome do Aparelho Panasonic Toughpad FZ-A1
Número do modelo FZ-A1
Versão do Sistema Operacional Android 4.0.4 (Ice Scream Sandwich) podendo ser atualizada para a versão 4.1(Jelly Bean)
Tipo de equipamento Tablet
Processador Marvell ARMADA PXA2128 1.2 GHz Dual-Core
Memória RAM 1GB LPDDR2 SDRAM
Memória ROM/Flash 16 GB
Memória expansível até 32 GB
Tamanho 21.082 cm x 26.670 cm x 1.7780 cm
Peso 952,54 gramas
Tamanho do display 10,1
Tipo da tela XGA LED
Wi-Fi Wi-Fi 802.11a/b/g/n e Wi-Fi hotspot router (up to 5 devices)
Rede 3G Sim
Rede 4G Sim
Bateria Principal Li-Ion 4770 mAh
Sensores Sensores de proximidade, luminosidade e giro
Versão do Bluetooth 2.1
Versão USB 2.0
GPS GPS e A-Gps
Câmera Frontal 2.0 MP
Câmera Traseira 5.0 MP


Fontes: http://www.motorola.com.br http://www.gsmarena.com

Testes Realizados

1 No sistema Vale AMC
  • Instalação dos sistemas Vale AMC (01.01.00).
  • Download do arquivo de carga com o sistema via wi-fi e GPRS.
  • Visualização de contratos e informações de contratos.
  • Visualização de linhas e informações de linhas.
  • Visualização de lançamentos e informações de lançamentos.
  • Registro de lançamentos: Coleta de fotos e Coleta de coordenadas via GPS.
  • Registro de notas informativas.
  • Descarregar lançamentos e fotos.
2 No sistema Landix Flex
  • Instalação dos sistemas Landix Flex (04.10.01).
  • Realização do Ciclo SAM* via wi-fi .
  • Realização do Ciclo SAM* via GPRS.
  • Consulta das informações de cadastros de clientes.
  • Realização de cadastros de clientes.
  • Geração de relatórios.
  • Atualização do sistema, reenvio de descarga e troca de rota.
  • Teste de exibição das imagens.


Ciclo SAM: Importação da retaguarda -> disponibilização da carga -> Download e leitura da carga -> Geração e upload da descarga -> Processamento da carga -> Exportação da retaguarda.

3 No sistema Landix SFV
  • Instalação dos sistemas Landix SFV (04.10.01)
  • Realização do Ciclo SAM* via wi-fi .
  • Realização do Ciclo SAM* via GPRS.
  • Consulta das informações de cadastros de clientes.
  • Realização de cadastros de clientes.
  • Geração de relatórios.
  • Atualização do sistema, reenvio de descarga e troca de rota.
  • Teste de exibição das imagens.


Ciclo SAM: Importação da retaguarda -> disponibilização da carga -> Download e leitura da carga -> Geração e upload da descarga -> Processamento da carga -> Exportação da retaguarda.


Observações

1 O tablet Panasonic Toughpad FZ-A1 tem como os principais concorrentes no mercado o Samsung Galaxy Tab 2 fabricado pela Samsung, e o ASUS Transformer Infinity produzido pela ASUS.
2 Diferentemente de seus concorrentes, o tablet Panasonic Toughpad FZ-A1 é considerado um aparelho semi-robusto/robusto. Na própria descrição da Panasonic, o tablet se destina, principalmente, aos construtores e empreiteiros que necessitam ter em mãos um aparelho resistente à água e poeira, quedas, choques, variações térmicas, dentre outras.
3 O tablet é certificado pelo MIL-STD-810G. Este certificado garante a durabilidade e resistência do aparelho. Para se ter uma ideia da importância deste certificado, o exercito americado, utiliza o mesmo para verificar se os soldados estão prontos ou não para irem a guerra. Vale ressaltar que a forma de certificação para o treinamento do exercito norte-americano, avalia algumas características, que também são testadas para o tablete.
4 De acordo com alguns testes, o tablet pode resistir a uma queda de até 1,2 metros. Não realizamos o teste, o mesmo foi buscado da seguinte fonte: http://ausdroid.net/2013/01/12/panasonic-fz-a1-toughpad-review/
5 Outra importante característica do tablet é com relação à segurança. Todo o hardware do aparelho é criptografado, de acordo com algumas informações buscadas na especificação do aparelho.
6 O tablet tem capacidade de reconhecer a rede 3G e também a rede 4G.
7 O tablet conta com uma caneta, que pode ser útil em tarefas que envolvem desenho.
8 O tablet vem com a versão Ice Cream Sandwich instalada, porém o usuário pode atualizar para a versão Jelly Bean.
9 Outra qualidade é que o tablete conta com uma porta HDMI, muito útil para conectar em televisores e ver filmes que estão no aparelho, com uma ótima resolução.
10 A tela wide do aparelho de 10,1 polegadas LED e com uma resolução de 1024 x 768 px é muito boa para exibição de vídeos, imagens, e outros arquivos multimídia.
11 Durante os testes, notei que o tempo de duração da bateria não é muito grande. No melhor caso, a bateria dura 10 horas, conforme especificado pela própria Panasonic, porém na realidade, com a bateria totalmente carregada, e utilizando todos os recursos disponíveis como Wi-fi, GPS, e uso de várias aplicações o tablet consegue se manter entre 8 e 9 horas.
12 Uma qualidade do tablet é a alta disponibilidade de memória RAM e memória ROM. A memória RAM também conhecida como memória principal, manterá as aplicações que o usuário está usando, com isso agilizando o tempo de uso das aplicações. O aparelho conta com 1GB de memória RAM, ou seja, contém memória suficiente para usar um dos sistemas acompanhados de outras aplicações como browser, reprodutores de musica/vídeo, editores de imagens, dentre outras. Já a memória ROM é a memória que mantém todas as aplicações do aparelho. Fazendo uma analogia, seria o HD que os computadores armazenam os arquivos. A alta disponibilidade de memória ROM do aparelho, aproximadamente 16 GB, e capacidade de expansão para até 32 GB, permite o usuário manter diversos arquivos e aplicações.
13 O tablet conta com o processador Marvell ARMADA PXA2128, que tem dois núcleos, cada um com 1.2GHz, permitindo o uso de diversas aplicações de forma simultânea.
14 O usuário tem a capacidade de usar chip de dados no aparelho, ou seja, utilizar a rede GPRS.
15 A tela do aparelho é bastante resistente, porém um problema que verifiquei durante os testes é que a medida que o usuário usa o touch do aparelho as marcas dos dedos ficam marcadas no touch. Com isso é necessário ter certa higiene no uso do tablet.
16 O tablet é muito pesado, se comparado com outros tablets como o Samsung Galaxy Tab2 ou ASUS Transformer Infinity. O tablet pesa cerca de 1 kg. Uma possibilidade de minimizar o problema descrito é aquisição de uma dockstation própria para o Tablet Toughpad FZ-A1, onde o usuário pode encaixá-lo, e usá-lo sem ter que segurá-lo. A desvantagem é que para usuários que necessitam ir a campo, este item opcional não poderá ajudá-los.
17 Outra desvantagem é o alto custo para aquisição do tablet. Atualmente o mesmo ainda é pouco difundido no Brasil, sendo usado principalmente por usuários que necessitam ter um aparelho robusto/semi-robusto.
18 Utilizando o sistema AMC com o acelerômetro ligado, não interferiu em nenhuma função como atualizar contrato ou buscar contrato, no entanto para alguns modelos a utilização do acelerômetro ligado pode ser um problema, pois interfere na exibição dos módulos. É importante deixar claro que recomendamos o uso do sistema com o acelerômetro desligado.
19 Uma das principais características observadas durante a homologação do aparelho é o desempenho. O tablet apresentou um tempo de resposta muito bom quando submetido a alguns testes de stress do aparelho como por exemplo, usá-lo com várias aplicações abertas como Google Maps, Street View, alguns editores e textos, e páginas abertas no browser. Isso se deve principalmente pela alta quantidade de memória RAM disponibilizada no aparelho que é de 1GB, e também por que também a partir das versões 4.0.4(Ice scream sandwich) até as versões 4.1 e 4.2(Jelly Bean) o Sistema Operacional Android conta com um eficiente coletor de lixos, isso significa que o aparelho gerência muito bem as aplicações que não estão sendo usadas, fechando-as quando necessário.
20 O aparelho oferece apenas o teclado virtual. Isto pode ser um problema para usuários que tem dificuldade na utilização deste teclado.
21 O aparelho não apresenta leitor de código de barras real. Caso seja necessário o uso desta função é necessário que o usuário instale uma aplicação externa que utilize a câmera como leitor de códigos. Como a câmera do aparelho é muito boa, o fato de o aparelho não ter código de barras real não é um problema.
22 O aparelho tem uma câmera frontal e uma normal que fica na parte de trás do aparelho.



Conclusões

1 Portanto, o aparelho é considerado elegível.
2 De acordo com os testes realizados pela Landix, o tablet Panasonic Touchpad FZ-A1 está preparado para utilizar o sistema de vendas AMC, Landix Flex e Landix SFV.




Img-rodape-transparente.png