Ir para: navegação, pesquisa

Samsung Galaxy S Duos - GTS7562L

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
25757 01/07/2013 1.0 Landix Flex (04.05.00) / SFV (04.07.00) / Flex DLG(02.01.04) Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho Samsung Galaxy S Duos (GT-S7562L) e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma observação a respeito do aparelho, com relação a desempenho, usabilidade, etc. e uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com os sistemas de venda utilizados no processo de homologação.

Img-galaxy-s-duos.png

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Não
FLEX-Pré-Venda Sim

Especificações

Nome do Aparelho Samsung Galaxy S Duos
Número do modelo GT-S7562L
Versão do Sistema Operacional Android 4.0.4 (Ice Scream Sandwich) podendo ser atualizada para a versão 4.1(Jelly Bean)
Tipo de equipamento Smartphone
Processador ARM Cortex A5 1GHz
Memória RAM 786 MB
Memória ROM/Flash 4GB
Memória expansível até Slot para MicroSD expansível até 32GB
Tamanho 6,3 x 12,0 x 1,1 cm
Peso 120 gramas
Tamanho do display Texto
Tipo da tela Tela 4 (polegadas)
Wi-Fi 802.11 b/g
Rede 2G GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
Rede 3G 850 / 1900 / 2100
Bateria Principal Li-Ion 1500 mAh
Sensores Acelerômetro, proximidade e bussola
Versão do Bluetooth 3.0
Versão USB Interface USB 2.0
GPS GPS e A-Gps
Câmera Frontal 0,3 Megapixels
Câmera Traseira 5.0 Megapixels


Fontes:

Testes Realizados

1 Instalação do sistema de vendas

A instalação dos sistemas Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG de vendas foram realizadas com sucesso. Para instalação dos sistemas foi realizados o seguinte procedimento:

  • Conexão do equipamento ao computador através do cabo USB
  • Cópia do arquivo (instalador.apk) para o cartão de memória do aparelho
  • Execução do arquivo instalador.apk para realização da instalação
  • Com o armazenamento USB ligado, acessei a pasta do cartão de memória e executei o (instalador.apk) para instalação do sistema

O processo de instalação foi concluído com sucesso tanto para o tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

2 Download do arquivo de carga com o sistema via wifi e GPRS

CARGA COMPLETA:

Uma vez configurada a conexão com a rede através do wi-fi ou GPRS, cadastrei a rota de um vendedor e busquei o arquivo de carga normalmente. Depois fiz o mesmo teste utilizando o acelerômetro ligado, e novamente a carga foi buscada corretamente. Uma ressalva a ser feita é que aconselhamos o uso do sistema de vendas com o acelerômetro desligado. Os resultados descritos acima foram realizados utilizando os modos de conexão wi-fi e GPRS.

CARGA PARCIAL:

Selecionei algumas tabelas no Middleware que havia alterado informações e fiz a busca da carga parcial com sucesso.

3 Realização de pedidos

Depois de buscar o arquivo de carga foram realizados alguns pedidos de venda, motivos de não venda. Todos os pedidos foram realizados com sucesso. No processo simulamos a abertura e fechamento de vários pedidos incluindo vários itens para os mesmos. Nos testes simulei o como um vendedor usaria o sistema, abrindo vários aplicativos incluindo Google Maps, e o player de música em alguns casos, e o sistema não deu nenhum travamento ou perda de pedidos. Isso se deve também alta capacidade de memória RAM/Interna e processamento do aparelho testado. Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

4 Consulta das informações dos clientes

Foram feitas algumas consultas nos relatórios de cadastro do cliente. As informações foram visualizadas com sucesso. A importância de visualizar os relatórios ocorre, pois alguns aparelhos por alguns motivos não mostram os relatórios da forma como deveriam, ex: Mostra apenas uma parte do relatório. Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG

5 Realização de cadastros de clientes

Foi realizado o cadastro de alguns clientes para testar o módulo. Depois do cadastro dos mesmos, fizemos alguns pedidos para os mesmos e tentamos transmitir os pedidos. O cadastro foi realizado com sucesso para todos os sistemas testados. Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.


6 Geração de relatórios

Nos testes visualizamos os outros relatórios do sistema como positivação de clientes/produto, metas, motivo de não venda, carteira de títulos, dentre outros. Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

7 Geração e envio do arquivo de descarga

Depois de realizar alguns pedidos, foi realizado o envio do arquivo de descarga utilizando tanto o modo de conexão wi-fi, como GPRS. Para os testes realizamos diversas transmissões contendo pedidos, inclusão de novos clientes, motivos de não venda. Também testamos o módulo de reenvio de descarga. Todos os testes foram realizados com sucesso. Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.


8 Atualização e troca de rota

Utilizando tanto o modo de conexão wi-fi, como GPRS foram realizadas sucessivas atualizações no sistema, simulando a obtenção de uma carga em uma versão mais atualizada em relação ao sistema. Para o módulo de troca de rotas os testes também foram realizados com sucesso. Também realizamos alguns testes referentes à atualização do retorno. Para este a sincronização dos retornos é necessário à configuração de algumas linhas de comando como a envproc, no LMMS. Os testes descritos foram realizados tanto para o tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

9 Teste de exibição de imagens e do catálogo

Utilizando os sistemas Landix Flex e Landix SFV testamos a visualização de algumas imagens. Utilizando o software OIM – organizador de imagens foram geradas algumas pastas utilizando a formatação em hexadecimal. Depois estas pastas foram copiadas para a memória interna do aparelho dentro da pasta Landix/imagens. As imagens foram visualizadas com sucesso utilizando o SSM.


Observações

1 O smartphone Samsung Galaxy S Duos conta com um gerenciamento eficiente do uso dos chips, o que possibilita que o usuário nunca perca uma ligação, mesmo quando o usuário estiver em uma ligação no chip 1, o aparelho irá receber a ligação do chip 2. O usuário poderá manter diferentes pacotes de dados para os chips, tendo a possibilidade de escolher qual usar.
2 A tela wide do aparelho de 4 polegadas e com uma resolução de 480 x 800 pixels é muito boa para exibição de vídeos, imagens, acesso a internet, leitura de arquivos de texto, dentre outros arquivos multimídia. Usando alguns sistemas de vendas no aparelho como o Landix Flex percebemos que o sistema é adequado perfeitamente ao tamanho a tela, dando uma sensação de maior destaque do sistema de vendas.
3 Outra vantagem no uso do aparelho é que o mesmo é leve, com isso o vendedor poderá trabalhar com o smartphone por horas, sem ser incomodado pelo peso.
4 O Touch do aparelho é muito bom. Isso é uma característica da maioria dos aparelhos da terceira geração que são desenvolvidos pela Samsung.
5 Nos testes realizados com importação de carga o aparelho Samsung Galaxy S Duos gastou em média 131,7 segundos por carga, traduzindo os números, levou em média 2 (dois) minuto e 11 (onze) segundos. Fazendo uma pequena comparação com alguns aparelhos já homologados pela Landix Sistemas o tempo é razoavelmente bom. Para se ter uma medida mais exata do tempo de homologação o aparelho o Motorola Razr XT910 levou em média 132 segundos por carga, já o aparelho Samsung Galaxy S3 mini levou 113 segundos por carga e o melhor aparelho já homologado pela Landix que é o Samsung Galaxy SIII levou em média 62 segundos. É importante ressaltar que apenas este teste não é parâmetro para afirmar se um aparelho é bom ou ruim, porém este teste pode ajudar o cliente a ter uma ideia de qual aparelho comprar de acordo com sua necessidade.
6 Utilizando o sistema Landix Flex/ Landix SFV com o acelerômetro ligado, não interferiu em nenhuma função como buscar carga ou realizar descarga, no entanto para alguns modelos a utilização do acelerômetro ligado pode ser um problema, pois interfere na exibição dos módulos. É importante deixar claro que recomendamos o uso do sistema com o acelerômetro desligado.
7 Mesmo o smartphone Samsung Galaxy S Duos não figurando entre os tops aparelhos da Samsung o mesmo teve um desempenho considerável. O aparelho apresentou um tempo de resposta muito bom quando submetido a alguns testes de stress utilizando os sistemas de venda. Durante os testes com o sistema de vendas aberto, o mesmo era minimizado e depois disso abríamos várias aplicações como Google Maps, Street View, alguns editores e testos, e páginas abertas no browser, e depois disso voltávamos a utilizar o sistema de vendas. Isso se deve principalmente pela boa quantidade de memória RAM presente no aparelho (786 MB) e também por que a partir da das versões 4.0.4(Ice scream sandwich) até as versões 4.1 e 4.2(Jelly Bean) o sistema operacional android conta com uma eficiente função que desabilita os processos que não estando em uso, mantendo a quantidade total de memória RAM sempre estável, evitando assim, possíveis travamentos do sistema de vendas.
8 O aparelho oferece apenas o teclado virtual. Isto pode ser um problema para usuários que tem dificuldade na utilização deste teclado.
9 Um problema com relação ao aparelho é o tempo de duração da bateria. Durante os testes, utilizando configurações como brilho, todas no máximo, e também funções como GPS, WI-FI e a rotação todas habilitadas, observamos que o tempo de duração da bateria cai drasticamente. Para uma melhor observação utilizava o aparelho por 3 horas seguidas. Nos testes percebemos que a bateria pode durar até 8 horas, podendo durar mais se o aparelho tiver um período de inatividade grande.
10 Uma qualidade do aparelho é que o mesmo tem uma alta capacidade de memória interna, oferecendo ao cliente a opção de usar ou não o cartão de memória SD.
11 O aparelho tem uma câmera frontal e uma normal que fica na parte de trás do aparelho.
12 Com relação a preço o aparelho custa em média entre R$ 600,00 e R$ 1000,00, o que para os padrões atuais de aparelhos é um preço médio. O aparelho é indicado especialmente para quem necessita da utilização de dois chips, pois pelo que observamos nos testes e especificação, essa é a principal característica do aparelho. Lembrando que a avaliação do preço do aparelho foi feito em Junho de 2013.



Conclusões

1 De acordo com os testes realizados pela Landix o smartphone Samsung Galaxy S Duos GT-S7562L está preparado para utilizar o sistema de vendas Landix Flex, Landix SFV e o Sistema Landix DLG.
2 O aparelho foi considerado elegível.




Img-rodape-transparente.png