Ir para: navegação, pesquisa

Samsung Galaxy J5 SM-J500M

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
00045227 17/08/2016 5.0.0 Landix Flex (04.28.00) / SFV (05.12.00) Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho GALAXY J5 e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

J5.jpg

Sistemas de vendas homologados:

Landix SFV Sim
Landix FLX Sim

Especificações

Nome do Aparelho GALAXY J5
Número do modelo SM-J500M
Versão do Sistema Operacional Android 05.00.00
Tipo de equipamento Smartphone
Processador 1200Mhz 64bits Quad-Core
Memória RAM 1,5GB
Memória ROM/Flash 16GB (11GB acessível pelo usuário)
Memória expansível até Até 128GB microSD, microSDHC, microSDXC
Tamanho 71,8 x 142,1 milímetros
Peso 146 gramas
Tamanho do display 5"
Tipo da tela Super AMOLED
Wi-Fi 802.11 b/g/n
Rede 2G GSM 850/900/1800/1900
Rede 3G UMTS 850/900/1700/1900/2100
Bateria Principal 2600 mAh
Sensores Acelerômetro, Proximidade e Luminosidade
Versão do Bluetooth Versão 4.1 com A2DP
Versão USB USB 2.0 Micro-B (Micro-USB)
GPS A-GPS, GeoTagging, GLONASS
Câmera Frontal 5,0 MegaPixels (5,04)
Câmera Traseira 12,8 MegaPixels (12,78)


Fontes: http://www.maiscelular.com.br/celular/samsung-galaxy-j5-4g-duos-sm-j500mds-16gb/2242

Testes Realizados

1 Instalação do sistema de vendas

A instalação dos sistemas Sankhya Força de Vendas e Landix Flex foram realizadas com sucesso. Para instalar os sistemas no equipamento foram realizados os seguintes procedimentos:

  • Conexão do equipamento ao computador através do cabo USB.
  • Cópia do arquivo de instalação (instalador.apk) para a memória interna.
  • Com o equipamento desconectado do computador, execução do gerenciador de arquivos para acesso à

'memória'.

  • Seleção do arquivo (instalador.apk) para devida instalação.
2 Download do arquivo de carga com o sistema via wifi e GPRS

CARGA COMPLETA:

Uma vez configurada a conexão seja com a utilização de um chip ou com o acesso à rede através de WiFi, cadastrei a rota de um vendedor e busquei o arquivo de carga. O download de carga foi realizado com sucesso, com a observação de que o processo é mais lento quando a conexão ocorre via GPRS. O carregamento também obteve uma performance positiva durante os testes.

CARGA PARCIAL:

Selecionei algumas tabelas no Middleware que havia alterado informações e fiz a busca de carga parcial. O sistema buscou o arquivo de carga específico (a_codigodarota.zfx) corretamente, atualizando apenas as tabelas pertencentes à carga gerada. O download e o carregamento foram concluídos com êxito.

3 Realização de pedidos

Após carregar o sistema, foi realizado algumas vendas e acessado todos os demais módulos para teste. Os testes foram realizados com sucesso.

4 Consulta das informações dos clientes

Em seguida, observei as informações pertinentes ao cadastro dos clientes nas telas “Situação” e “Cadastro”. Na tela de situação, abas “Carteira de títulos”, “Pedidos a faturar” e “Pedidos faturados”, selecionei as notas e os itens associadas a estas. Analisei a disposição das telas e a integridade das informações, não identificando qualquer inconformidade.

5 Realização de cadastros de clientes

Realizei o cadastro de alguns clientes através da opção “Novo cliente”, observando-os em seguida na listagem de clientes e suas devidas informações nos módulos de cadastro. Também foram realizados alterações no cadastro e exclusões de alguns clientes. Procedimentos realizados com sucesso.

6 Geração de relatórios

Observação das informações e da disposição da telas de cada relatório acionado. Não identifiquei inconformidades durante esse procedimento.

7 Geração e envio do arquivo de descarga

Depois de realizar alguns pedidos, foi realizado o envio do arquivo de descarga utilizando tanto o modo de conexão wi-fi quanto o GPRS. Para os testes, realizamos diversas transmissões. As principais informações contidas nesses arquivos eram cabeçalho de pedidos, itens, registros de clientes novos e alterados. Também testamos o módulo de reenvio de descarga.


8 Envio e recebimento de mensagens

Cadastrei mensagens no sistema de vendas com anexos de áudio, vídeo e imagem. Cadastrei mensagens no Middleware e as enviei ao servidor LMSS. Em seguida, selecionei a opção para sincronização de envio e recebimento na aplicação. As transmissões foram concluídas com êxito.

9 Atualização, reenvio de descarga e troca de rota

Para simular a atualização do sistema coloquei um arquivo de atualização (andflxpv.apk) na pasta download, realizei um download de carga com a versão correspondente e após o carregamento fiz o download da atualização através da opção “Atualizar sistema”. Em seguida o sistema operacional apresenta uma mensagem informando que a instalação será substituída, e confirmando a instalação o processo foi concluído. Em seguida executei o sistema de vendas e verifiquei o sucesso da operação. Os processos de reenvio de descarga e troca de rota também foram realizados com sucesso.

10 Teste de impressão do resumo do pedido

Foi realizado o teste de impressão de pedido para o Landix Flex. O problema ocorrido foi tentar buscar dispositivos para parear no sistema Landix, A impressão foi feita com sucesso, essa funcionalidade foi testada apenas no Landix Flex.

11 Teste de exibição de imagens

Utilizando o sistema Landix Flex foram utilizadas algumas imagens para visualização no sistema. Utilizando o software OIM – organizador de imagens foram buscadas as pastas na formatação hexadecimal. Depois estas pastas foram copiadas para a memória interna do aparelho dentro da pasta Landix/imagens. As imagens foram visualizadas com sucesso utilizando o força de vendas.

12 Teste com Google Maps

Foram cadastrados alguns clientes com informações de latitude e longitude para testar o módulo de Localização via Google Maps. A localização dos clientes foi visualizada com sucesso.


13 Teste de recebimento de ligação

Foram feitas algumas ligações enquanto o sistema estava buscando carga e descarregando. Após o término da ligação o programa voltou a funcionar normalmente.

14 Teste com o Acelerômetro ligado

Não ocorreram problemas de processamento com o auto-rotação ativado, porém é importante ressaltar que a Landix recomenda que o aplicativo seja utilizado com a Auto-rotação desativada.

15 Testes de performance


  • TRAVAMENTOS E LENTIDÕES:

Nenhum travamento no sistema foi detectado.

  • TEMPO DE BOOT:

Não houve demora para ligar o aparelho

  • DURAÇÃO DA BATERIA:

Durante os testes foi constatado que a bateria dura cerca de 8 horas com uso moderado.

  • TECLADO:

O aparelho oferece apenas o teclado virtual.

  • TOUCHSCREEN:

O Touch do aparelho é muito bom.

  • SISTEMA TEM A OPÇÃO DE MOEDA REAL (R$):

O sistema tem a opção de moeda real.

  • CONECTA NO USB SEM PROBLEMAS:

Não foi detectado nenhum problema quanto à conexão com o cabo USB.

16 Existência de função Telefone no aparelho

O aparelho possui a função telefone.

17 Necessidade de Cartão de Memória

A instalação do sistema foi feita usando o cartão de memória. Como o aparelho tem uma memória de 512 MB é necessário utilizar o cartão de memória.

18 Teste do Aplicativo de Manutenção
  • Com o cartão de memória devidamente inserido no equipamento, executei o aplicativo de manutenção e inseri a senha correspondente para acesso às opções da aplicação.
  • Selecionei os botões “Copiar banco”, “Copiar descarga” e “Copiar backup de descarga” e verifiquei que os respectivos arquivos foram copiados para o cartão de memória nos seguintes diretórios “landix/Dados” (banco), “landix/Arquivos/Exportacao” (descarga) e “landix/Arquivos/Exportacao/Backup” (backup's de descarga).
  • Em seguida com um arquivo de descarga gerado, selecionei a opção “Apagar descarga” e o arquivo 87654321.zfx foi devidamente deletado.
  • Atrasei a data do aparelho e executei a aplicação para verificar a restrição da data/hora, desse modo, selecionei a opção “Apagar data” e o sistema permitiu novamente o login da aplicação devido à exclusão do arquivo 'data.dat'.
  • Por fim, selecionei a opção “Apagar banco” para averiguar a deleção do banco seguido de “Importar banco” para constatar se o banco contido no diretório “landix/Dados” do cartão de memória foi copiado para a pasta “Dados” do sistema.
  • Todos os processos inerentes à manutenção foram desempenhados com êxito.


Observações

1 É necessário desabilitar a opção "Texto inteligente" do aparelho.
2 O aparelho não funciona com impressoras do tipo DATAMAX.



Conclusões

1 O aparelho foi considerado ELEGÍVEL com ressalvas





Img-rodape-transparente.png