Ir para: navegação, pesquisa

Motorola Razr D1 XT915

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
26403 05/08/2013 1.0 Landix Flex (04.07.00) / Landix SFV (04.07.00) Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho Motorola RAZR D1 XT915 e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-razr-d1-xt9.png

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Não
FLEX-Pré-Venda Sim

Especificações

Nome do Aparelho Motorola Razr D1
Número do modelo XT915
Versão do Sistema Operacional 4.1.2
Tipo de equipamento Smartphone
Processador ARMv7 1 GHz (single core)
Memória RAM 1 GB
Memória ROM/Flash 4 GB (sendo 2,21 GB livre para armazenamento)
Memória expansível até 32 GB
Tamanho 110 x 59 x 10.99
Peso 110 gramas
Tamanho do display Tela 3,5’’ (polegadas)
Tipo da tela 320 x 480 px
Wi-Fi 802.11b/g/n
Rede 2G GSM Quad Band (850/900/1800/1900)
Rede 3G Tri Band (850/1900/2100)
Bateria Principal Li-Ion 1785 mAh
Sensores Acelerômetro, sensor de luz ambiente, sensor de proximidade
Versão do Bluetooth 4.0
Versão USB 2.0
GPS GPS e A-Gps
Câmera Frontal -
Câmera Traseira 5.0 Megapixels


Fontes: http://info.abril.com.br/reviews/smartphones/motorola-razr-d1.shtml
http://www.tudocelular.com/Motorola/fichas-tecnicas/n2416/Motorola-RAZR-D1.html
http://www.techtudo.com.br/review/motorola-razr-d1/review-do-motorola-razr-d1-mesmo-sendo-simples-o-aparelho-surpreende.html
http://www.motorola.com.br/consumers/Motorola-RAZRD1/m-RAZR-D1,pt_BR,pd.html?selectedTab=tab-2&cgid=mobile-phones#tab

Testes Realizados

1 Instalação do sistema de vendas

As instalações dos sistemas de vendas Landix Flex e Landix SFV foram realizadas com sucesso. Para as instalações dos sistemas foram realizados os seguintes procedimentos:

  • Conexão do equipamento ao computador através do cabo USB.
  • Cópia do arquivo (instalador.apk) para a memória interna do aparelho.
  • Execução do arquivo instalador.apk para realização da instalação.

O processo de instalação foi concluído com sucesso para os sistemas Landix Flex e Landix SFV.

2 Download do arquivo de carga com o sistema via wifi e GPRS

CARGA COMPLETA:

Uma vez configurada a conexão com a rede através do wi-fi ou GPRS, configuramos a rota de um vendedor e buscamos o arquivo de carga normalmente. Depois realizamos o mesmo teste utilizando o acelerômetro ligado, e novamente a carga foi buscada corretamente. Uma ressalva a ser feita é que aconselhamos o uso do sistema de vendas com o acelerômetro desligado. Os resultados descritos acima foram realizados utilizando os modos de conexão wi-fi e GPRS.

CARGA PARCIAL:

Algumas tabelas foram alteradas e uma carga parcial foi gerada e buscada no aparelho. Todo o procedimento foi realizado com sucesso.

3 Realização de pedidos

Depois de buscar o arquivo de carga foram realizados alguns pedidos de venda e motivos de não venda. Todos os pedidos foram realizados com sucesso. No processo, simulamos a abertura e fechamento de vários pedidos, incluindo vários itens para os mesmos. Além disso, tentamos simular o ambiente real de um vendedor, abrindo vários aplicativos, incluindo Google Maps, browser de Internet e player de música, sendo que o sistema não apresentou travamentos ou perda de pedidos. Os testes descritos foram realizados para os sistemas Landix Flex e Landix SFV.

4 Consulta das informações dos clientes

Durantes os testes, foram realizadas algumas consultas nos relatórios de cadastro de cliente, sendo que as informações foram visualizadas com sucesso. A importância deste teste é decorrente de alguns aparelhos apresentarem os relatórios de maneira incorreta, ex: Apresenta apenas uma parte do relatório. Os testes descritos foram realizados para os sistemas Landix Flex e Landix SFV.

5 Realização de cadastros de clientes

Realizamos o cadastro de alguns clientes para testar o módulo. Após o cadastro dos mesmos, fizemos alguns pedidos e tentamos transmiti-los. Os procedimentos foram realizados com sucesso para os sistemas testados. Os testes descritos foram realizados para os sistemas Landix Flex e Landix SFV.

6 Geração de relatórios

Outros testes foram realizados para visualização de relatórios, por exemplo: positivação de clientes/produtos, carteira de títulos e desempenho de visitas diário. Sendo que neste último, os caracteres com acentos foram apresentados de maneira incorreta, em formato de código, mas isso não comprometerá o funcionamento do sistema e o entendimento do conteúdo deste relatório.

Os testes descritos foram realizados para o sistema Landix Flex.

7 Geração e envio do arquivo de descarga

Após a realização de alguns pedidos, o arquivo de descarga foi transmitido, utilizando o modo de conexão wi-fi. Durante os testes realizamos diversas transmissões, contendo pedidos, inclusão de novos clientes e motivos de não venda. Também testamos o módulo de reenvio de descarga. Todos os testes foram realizados com sucesso, no Landix Flex e no Landix SFV.

8 Atualização, reenvio de descarga e troca de rota

Utilizando os modos de conexão wi-fi e GPRS, simulamos o processo de atualização do sistema, através da obtenção de uma carga em uma versão mais atualizada, sendo que o procedimento foi realizado com sucesso. Para o módulo de troca de rotas, os testes também foram realizados com êxito. Os testes descritos foram realizados para os sistemas Landix Flex e Landix SFV.

9 Teste de exibição de imagens

Um grupo de imagens, destinado a testes, foi organizado utilizando o software OIM – organizador de imagens. No sistema Landix SFV, versão 04.07.00, o envelope de imagens foi buscado com sucesso e as imagens exibidas corretamente na lista de produtos e painel. O módulo de catálogo de imagens também foi testado com êxito.

10 Teste com o catálogo

No sistema Landix Flex, versão 04.07.00 (e anteriores), os módulos de imagens e catálogo não funcionaram corretamente, devido a uma característica existente em alguns aparelhos Android, sendo que essa situação já foi identificada e corrigida no sistema Landix SFV 04.07.00. Tal correção também afetará o sistema Landix Flex, mas provavelmente a partir da versão 04.09.00. (consultar lançamento da distribuição e disponibilidade do recurso com os analistas da Central de Serviços Landix)


Observações

1 Uma vantagem no uso do aparelho é seu peso, considerado leve, permitindo ao vendedor trabalhar com o smartphone por horas, sem ser incomodado pelo peso.
2 O Touch do aparelho é considerado bom. Sendo que durante os testes, os toques na tela foram precisos e eficientes.
3 Nos testes realizados com importação de carga, usando o aplicativo homologador, o aparelho Motorola Razr D1 XT915, gastou em média 99,8 segundos por carga, traduzindo os números, levou em média 1 (um) minuto e 39 (trinta e nove) segundos. Fazendo uma pequena comparação com alguns aparelhos já homologados pela Landix Sistemas, o tempo é razoavelmente bom. Para se ter uma medida mais exata do tempo de homologação, o aparelho Motorola Razr XT910 levou em média 132 segundos por carga, já o aparelho Samsung Galaxy S3 mini levou 113 segundos por carga e o melhor aparelho já homologado pela Landix, que é o Samsung Galaxy SIII, levou em média 62 segundos. É importante ressaltar que apenas este teste não é parâmetro para afirmar se um aparelho é bom ou ruim. Porém, pode ajudar o cliente a ter uma ideia de qual aparelho comprar de acordo com sua necessidade.
4 Utilizando o sistema Landix Flex/ Landix SFV com o acelerômetro ligado, não interferiu em nenhuma função, como buscar carga ou realizar descarga, no entanto, o tempo de carga aumentou em pelo menos 20 segundos, lembrando que o modo avião também estava ativo. Vale ressaltar que para alguns modelos, a utilização do acelerômetro ligado pode ser um problema, pois interfere na exibição dos módulos. É importante deixar claro que recomendamos o uso do sistema com o acelerômetro desligado.
5 O aparelho apresentou um tempo de resposta muito bom quando submetido a alguns testes de stress utilizando os sistemas de vendas. Durante os testes, com o sistema de vendas aberto, o mesmo era minimizado e depois disso abríamos várias aplicações como Google Maps, browser de Internet e player de música, após isso voltávamos a utilizar o sistema de vendas, sendo que o sistema não apresentou travamentos ou perda de pedidos.
6 O smartphone Motorola Razr D1 XT915 possui um sintonizador de TV Digital e analógica, sendo possui assistir TV a partir do próprio dispositivo.
7 A resolução da tela (320 x 480 pixels), é considerada baixa comparada a outros aparelhos, deixando um pouco a desejar. O resultado com vídeos é intermediário. Mas o tamanho do display (3,5") e seu brilho compensam estes fatos, sendo absolutamente possível utilizar os sistemas de vendas.
8 O aparelho oferece apenas o teclado virtual. Isto pode ser um problema para usuários que tem dificuldade na utilização deste teclado.
9 O tempo de duração da bateria merece cuidado, pois a utilização da TV e de funções como GPS, WI-FI e a rotação de tela, podem fazer que a duração caia drasticamente, sendo esta uma característica de grande parte dos aparelhos Android.
10 Comparado a outros aparelhos, o Motorola Razr D1 XT915 possui pouca memória interna livre para o usuário, sendo apenas 2,21 GB. Por outro lado, pode ser expansível até 32 GB.
11 A resistência do aparelho, referente a quedas, pode ser um problema, pois o mesmo é feito de plástico em sua maior parte.
12 O aparelho não possui um botão de configuração específico, sendo necessário pressionar o botão "Aplicativos recentes" (botão mais a direita no canto inferior), para exibição de configurações, por exemplo, para visualizar a legenda de cores no Landix Flex na tela de produtos.
13 No sistema Landix Flex, versão 04.07.00 (e anteriores), os módulos de imagens e catálogo não funcionaram corretamente, devido a uma característica existente em alguns aparelhos Android, sendo que essa situação já foi identificada e corrigida no sistema Landix SFV 04.07.00. Tal correção também afetará o sistema Landix Flex, mas provavelmente a partir da versão 04.09.00. (consultar lançamento da distribuição e disponibilidade do recurso com os analistas da Central de Serviços Landix).
14 No relatório “desempenho de visitas diário”, no Landix Flex, os caracteres com acentos foram apresentados de maneira incorreta, em formato de código, mas isso não comprometerá o funcionamento do sistema e o entendimento do conteúdo deste relatório.
15 Com relação a preço, o aparelho custa em média entre R$ 400,00 e R$ 500,00, o que para os padrões atuais de aparelhos é um valor considerado bom, apresentando uma boa relação custo x benefício. Lembrando que a avaliação do preço do aparelho foi realizada em Julho de 2013.



Conclusões

1 De acordo com os testes realizados pela Landix, o aparelho Motorola Razr D1 XT915 está preparado para utilizar os sistemas de vendas Landix Flex e Landix SFV, portanto o aparelho é considerado elegível.




Img-rodape-transparente.png