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Motorola Moto G (2ª Geração) XT1069

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
00036470 24/04/2015 (Landix Flex) 1.0 Landix Flex (04.20.03) / SFV (05.03.00) (Em fase de Homologação) / MFK (01.00.00) -


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho Motorola Moto G 2ª Geração e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Moto G XT1069.JPG

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Não
FLEX-Pré-Venda Sim

Especificações

Nome do Aparelho Motorola Moto G (2ª Geração)
Número do modelo XT1069
Versão do Sistema Operacional Android 5.0.2 Lollipop
Tipo de equipamento Smartphone
Processador Qualcomm® Snapdragon™ 400 1.2 GHz quad-core
Memória RAM 1GB
Memória ROM/Flash 16GB
Memória expansível até Cartão MicroSD de até 32GB. Cartão não incluso.
Tamanho 70,7 x 141,5 x curva 6.0-11.0mm
Peso 149g, Moto G com 4G: 155g
Tamanho do display HD de 5"
Tipo da tela HD de 5", 720p HD, Corning® Gorilla® Glass 3
Wi-Fi 802.11 b/g/n
Rede 2G GSM/GPRS/EDGE,
Rede 3G UMTS/HSPA+
Bateria Principal 2070 mAh
Sensores Acelerometro; Proximidade; Bússola; Giroscópio
Versão do Bluetooth 4.0
Versão USB 3.5mm, Micro USB
GPS GPS; AGPS
Câmera Frontal 2 MP
Câmera Traseira 8 MP AF


Fontes: http://www.motorola.com.br/Moto-G-da-Motorola/Moto-g-gen2-br.html#Moto-g-titan-specs-br http://www.lojaoficialmotorola.com.br/novo-moto-g

Testes Realizados

1 Instalação do sistema de vendas

O sistema Landix Flex foi instalado com sucesso. Os procedimentos realizados para a instalação do sistema foi:

  • Conexão do equipamento ao computador através do cabo USB.
  • Cópia do arquivo instalador.apk para o equipamento.
  • Execução do arquivo instalador.apk no equipamento para realização da instalação.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto no Landix Flex quanto no Landix SFV.

2 Download do arquivo de carga com o sistema via wifi e GPRS

CARGA COMPLETA

Esse processo foi realizado por wi-fi e GPRS. Com a conexão e a rota de um vendedor previamente configurados, o arquivo de carga foi buscado normalmente.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto no Landix Flex quanto no Landix SFV.

CARGA PARCIAL

Foram selecionadas algumas tabelas no Middleware (cujas informações foram alteradas) e a busca da carga parcial foi realizada com sucesso.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto no Landix Flex quanto no Landix SFV.

3 Realização de pedidos

Esse processo foi realizado por wi-fi e GPRS. Com a carga devidamente processada, alguns pedidos de venda foram realizados. Houve simulação de abertura e fechamento de pedidos, para diversos clientes, com variações nos itens e suas respectivas quantidades. Além disso, houve também a simulação da utilização de outros aplicativos (Navegador, Youtube, Câmera, Google Maps, etc) juntamente com o sistema de vendas. Em todos os casos, os pedidos foram finalizados normalmente. Não houve registro de travamento ou perda do pedido no Landix Flex.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso apenas no Landix Flex. No Landix SFV há uma perda de desempenho que aumenta na medida em que o sistema é utilizado.

4 Consulta das informações dos clientes

Na tela de consulta das informações do cliente, todas as informações foram visualizadas com sucesso. Além disso, o campo de pesquisa (para filtrar a busca pelo cliente) também funcionou corretamente.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

5 Realização de cadastros de clientes

Alguns clientes foram cadastrados e alterados com sucesso.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

6 Geração de relatórios

Foram realizados testes para visualizar relatórios do sistema como: status do pedido, histórico de pedidos, resumo mensal de produtos, entre outros. Todos foram visualizados com sucesso. Porém, no Landix SFV ao realizar a ação de deslizamento na tela (barra de rolagem vertical) para visualizar o histórico de pedidos, caracteres aleatórios substituem alguns pedidos na lista.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex. O Landix SFV apresentou falhas na visualização do histórico de pedidos e um chamado de correção de não conformidade foi aberto para que possa dar seguimento no processo de homologação.

7 Geração e envio do arquivo de descarga

Esse processo foi realizado por wi-fi e GPRS. Após realizar pedidos, cadastros e alterações de clientes, a descarga foi enviada e reenviada várias vezes. As informações foram enviadas e recebidas com sucesso.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

8 Envio e recebimento de mensagens

Foram feitos testes com o módulo de mensagem, tanto para receber quanto para enviar mensagem. Os testes foram feitos com sucesso.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

9 Atualização, reenvio de descarga e troca de rota

Esse processo foi realizado por wi-fi e GPRS. O sistema foi atualizado (buscando uma carga que foi gerada para uma versão mais atualizada em relação ao sistema), houve a troca de rota (alterando os dados do vendedor que utilizará o sistema) e a descarga foi reenviada. Todos os procedimentos foram realizados com sucesso.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

10 Teste de impressão do resumo do pedido

Os testes de impressão do resumo do pedido foram realizados com sucesso. Este processo ocorreu conectando o equipamento com a impressora via bluetooth.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso no Landix Flex. No Landix SFV não foi possível realizar a impressão do resumo de pedidos (ainda em fase de homologação).

11 Teste de exibição de imagens

Durante os testes, copiamos as pastas de imagens de um cliente para a memória interna do aparelho (dentro da pasta Landix/Arquivos/Imagens). Utilizando os sistemas Landix Flex e Landix SFV, testamos a visualização de imagens para a lista de produtos, visualização do produto, lista dos itens no resumo do pedido, tela de pedidos anteriores e status dos pedidos.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

12 Teste com Google Maps

Foram cadastrados alguns clientes com informações de latitude e longitude para testar o módulo de Localização via Google Maps. A localização dos clientes foi visualizada com sucesso.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

13 Teste de recebimento de ligação

Esse processo foi realizado por wi-fi e GPRS. Algumas ligações foram recebidas durante os processos:

  • Atualização do sistema
  • Busca do arquivo de carga.
  • Envio da descarga.
  • Realização de pedido.

Durante a ligação houve um atraso na resposta no momento em que selecionava o item para o pedido. Após sair e executar o aplicativo novamente, o atraso persistiu. O aparelho foi desligado e ligado novamente. Em seguida o aplicativo Landix Flex foi executado. Um novo pedido foi feito e ao selecionar os itens, o tempo de resposta foi muito satisfatória.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

14 Teste com o Acelerômetro ligado

Utilizando o sistema Landix Flex com o acelerômetro ligado, não houve interferência em nenhuma função como buscar carga ou realizar descarga. No entanto, para alguns modelos, a utilização do acelerômetro ligado pode ser um problema, pois interfere na exibição dos módulos. É importante deixar claro que recomendamos o uso do sistema com o acelerômetro desligado.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

15 Testes de performance
  • TRAVAMENTOS E LENTIDÕES

Durante os testes, o equipamento travou e ficou lento em algumas operações ao realizar pedidos e em chamada de voz no aparelho tanto no Landix Flex quanto no Landix SFV. O atraso na resposta ao selecionar um item para o pedido estava em torno de 5 (cinco) segundos. Ao fechar o pedido e acionada a tecla retorno (Símbolo triangulo) para voltar à tela teclado permanecia sobreposto e após alguns segundos (em torno de 3 segundos) o mesmo ficou oculto. Em outra tentativa, ao fechar o pedido e acionar a tecla de retorno, a seguinte mensagem apareceu "Landix Flex não está respondendo. Deseja fechar?" com as opções "AGUARDAR" e "OK". Acionei a opção "AGUARDAR" e o aplicativo voltou a responder, em seguida a tecla de retorno foi acionada e o teclado ficou oculto (Como era esperado). Essa perda de desempenho permaneceu até que a reinicialização do aparelho e foi provocada pelo processamento paralelo entre o estabelecimento de uma chamada de voz e a utilização do sistema (Landix Flex / Landix SFV). Após a reinicialização o sistema voltou a se comportar normalmente.

Um ponto de destaque negativo, percebido na utilização do aparelho com o Landix SFV foi que o desempenho ficou comprometido e em algumas situações não respondia aos comandos. O mesmo teste foi feito em outro aparelho (Samsung Galaxy Tab GT-P1000L) com configuração similar, porém com uma quantidade de memória inferior e os problemas de desempenho que aconteceram no Moto G não ocorreram nesse outro aparelho.

  • TEMPO DE BOOT

Não houve demora para ligar o aparelho.

  • DURAÇÃO DA BATERIA

Segundo informações do fabricante, a bateria dura 24 horas com uso moderado. Porém, ao deixar GPS e bluetooth ligados, o consumo de bateria aumenta significamente.

Durante os testes, com 6 horas de uso constante (além do sistema, estavam sendo utilizados: GPS, Bluetooth, Navegador, Youtube, Câmera, Calculadora, Google Maps, entre outros), cerca de 50% da bateria foi consumida.

  • TECLADO

O aparelho oferece apenas o teclado virtual.

  • TOUCHSCREEN

O Touch do aparelho é muito bom.

  • SISTEMA TEM A OPÇÃO DE MOEDA REAL (R$)

O sistema tem a opção de moeda real.

  • CONECTA NO USB SEM PROBLEMAS

Não foi detectado nenhum problema quanto à conexão com o cabo USB.

16 Necessidade de Cartão de Memória

O equipamento não possui cartão de memória.

17 Teste do Aplicativo de Manutenção

Foram feitos testes com as funcionalidades do aplicativo de manutenção. Os mesmos foram realizados com sucesso.

Obs: O processo descrito acima foi concluído com sucesso para o Landix Flex e para o Landix SFV.


Observações

1 Demorou em torno de 4 horas para realizar a primeira carga de bateria do equipamento.
2 Durante os testes ficaram ligados: GPS, Bluetooth e o acesso à rede 3G.

Além disso o brilho da tela estava como máximo e o modo de "Economia de Energia"desligado.

3 Não há gerenciador de arquivos do equipamento. Para realizar os procedimentos, como executar o instalador.apk, foi instalado um aplicativo obtido pela Play Store (Loja virtual do Android, que vem instalado no equipamento). Esse aplicativo chama-se "ES File Explorer", e através dele é possível gerenciar os arquivos do equipamento.
4 Para que o instalador fosse instalado, a opção "Fontes desconhecidas"foi marcada em Configurações > Segurança.
5 A atualização via GPRS foi realizada pelo chip da VIVO.



Conclusões

1 De acordo com os testes realizados pela Landix, o aparelho Motorola Moto G 2ª Geração está preparado para utilizar o sistema de vendas Landix Flex apesar das ressalvas descritas no tópico "3. Observações" e dos travamentos e lentidões que ocorreram devido a realização do pedido, atendimento.de uma chamada telefônica e utilização de outros aplicativos paralela á execução do Landix Flex e SFV conforme o item 15 dos Testes Realizados.

O sistema Landix SFV está em fase de homologação.

2 O aparelho é considerado elegível.




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