Ir para: navegação, pesquisa

LG Optimus L5 E615f

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
26267 Julho de 2013 1.0 Landix Flex (04.05.00/ 04.07.00) / SFV (04.07.00) / Flex DLG(02.01.04) Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho LG Optimus L5 - LG-E615f e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-lg-optimus-l5-e615f.png

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Não
FLEX-Pré-Venda Sim

Especificações

Marca LG
Nome de mercado LG Optimus L5
Data de Lançamento Agosto de 2012
Número do modelo LG-E615f
Versão do S.O Android 4.0.4 (Ice Scream Sandwich) podendo ser atualizada para a versão 4.1(Jelly Bean)
Versão do kernel 3.0.8
Chipset Qualcomm MSM7225A Snapdragon
Tipo de processador 800 MHz Cortex-A5
Memória RAM 512 MB
Memória ROM/Flash 4GB
Memória expansível até Slot para MicroSD expansível até 32GB
Tamanho 118.3 mm x 66.5 mm x 9.5 mm
Peso 120 gramas
Tamanho do display Tela 4"
Resolução de tela 320 x 480px
Rede 2G GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 – SIM 1& SIM 2
Rede 3G HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100
GPRS Class 12 (4+1/3+2/ 2+3/1+4 slots), 32 – 48 kbps
EDGE Class 12
Velocidade de transmissão HSPDA, 7.2 Mbps; HSUPA
Bateria Li-Ion1540mAh
Sensores Sensores de proximidade, luminosidade e giro
Versão do Bluetooth 3.0
Versão USB 2.0
GPS GPS e A-Gps
Câmera 5.0 Megapixel, 2560 x 1920 px, LED flash
Dual Chip Sim


Fonte: http://www.gsmarena.com/lg_optimus_l5_dual_e615-4964.php

Testes Realizados

1 Instalação do sistema de vendas

A instalação dos sistemas Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG de vendas foram realizadas com sucesso.Para instalação dos sistemas foi realizados o seguinte procedimento:

  • Conexão do equipamento ao computador através do cabo USB.
  • Cópia do arquivo (instalador.apk) para o cartão de memória do aparelho.
  • Execução do arquivo instalador.apk para realização da instalação.
  • Com o armazenamento USB ligado, acessei a pasta do cartão de memória e executei o (instalador.apk) para instalação do sistema.

.: O processo de instalação foi concluído com sucesso tanto para o tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

2 Download do arquivo de carga com o sistema via wifi e GPRS

CARGA COMPLETA:

Uma vez configurada a conexão com a rede através do wi-fi ou GPRS, cadastrei a rota de um vendedor e busquei o arquivo de carga normalmente. Depois fiz o mesmo teste utilizando o acelerômetro ligado, e novamente a carga foi buscada corretamente. Uma ressalva a ser feita é que aconselhamos o uso do sistema de vendas com o acelerômetro desligado.

.: Os resultados descritos acima foram realizados utilizando os modos de conexão wi-fi e GPRS.

CARGA PARCIAL:

Selecionei algumas tabelas no Middleware que havia alterado informações e fiz a busca da carga parcial com sucesso.

IMPORTAÇÃO DE CARGA COM O HOMOLOGADOR

O aplicativo "Homologador" é uma das formas de avaliação utilizadas pela landix para medir o desempenho do sistema de força de vendas que está em uso no aparelho. O teste consiste na importação de 50 registros em um total de 100 importações. O processo foi concluído com êxito, não apresentando nenhum problema.

Dados obtidos com a execução do homologador:

  • Importações concluídas: 100.
  • Quantidade de corrompimento: 0.
  • Tempo de elegibilidade: 14644 segundos
  • Tempo médio das importações: 146,44 segundos

IMPORTAÇÃO REALIZADA COM UMA CARGA REAL

Nos testes importando arquivos de carga reais:

- Landix Flex

  • Tamanho da carga em kB: 1738 kB
  • Tempo gasto: 3min 38seg (Três minutos e trinta e oito segundos)

- Landix DLG

  • Tamanho da carga em kB: 1538 kB
  • Tempo gasto: 3min 33seg (Três minutos e trinta e três segundos)
3 Realização de pedidos

Depois de buscar o arquivo de carga foram realizados alguns pedidos de venda, motivos de não venda. Todos os pedidos foram realizados com sucesso. No processo simulamos a abertura e fechamento de vários pedidos incluindo vários itens para os mesmos. Nos testes simulei o como um vendedor usaria o sistema, abrindo vários aplicativos incluindo Google Maps, e o player de música em alguns casos, e o sistema não deu nenhum travamento ou perda de pedidos. Mesmo o aparelho tendo uma baixa capacidade de memória RAM se compararmos com os principais aparelhos que estão sendo lançados no momento, a versão do Android 4.0.4, gerencia muito bem as aplicações abertas, evitando o estouro da memória.

.:Os testes descritos foram realizadostanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

4 Consulta das informações dos clientes

Foram feitas algumas consultas nos relatórios de cadastro do cliente. As informações foram visualizadas com sucesso. A importância de visualizar os relatórios ocorre, pois alguns aparelhos por alguns motivos não mostram os relatórios da forma como deveriam, ex: Mostra apenas uma parte do relatório.

.: Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG

5 Realização de cadastros de clientes

Foi realizado o cadastro de alguns clientes para testar o módulo. Depois do cadastro dos mesmos, fizemos alguns pedidos para os mesmos e tentamos transmitir os pedidos. O cadastro foi realizado com sucesso para todos os sistemas testados.

.: Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

6 Geração de relatórios

Nos testes visualizamos os outros relatórios do sistema como positivação de clientes/produto, metas, motivo de não venda, carteira de títulos, dentre outros.

.: Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

7 Geração e envio do arquivo de descarga

Depois de realizar alguns pedidos, foi realizado o envio do arquivo de descarga utilizando tanto o modo de conexão wi-fi, como GPRS. Para os testes realizamos diversas transmissões contendo pedidos, inclusão de novos clientes, motivos de não venda. Também testamos o módulo de reenvio de descarga. Todos os testes foram realizados com sucesso.

.: Os testes descritos foram realizados tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

8 Atualização e troca de rota

Utilizando tanto o modo de conexão wi-fi, como GPRS foram realizadas sucessivas atualizações no sistema, simulando a obtenção de uma carga em uma versão mais atualizada em relação ao sistema. Para o módulo de troca de rotas os testes também foram realizados com sucesso. Também realizamos alguns testes referentes à atualização do retorno. Para este a sincronização dos retornos é necessário à configuração de algumas linhas de comando como a envproc, no LMMS.

.: Os testes descritos foram realizados tanto para o tanto para o Landix Flex, Landix SFV e Landix Flex DLG.

9 Teste de exibição de imagens

Utilizando os sistemas Landix Flex e Landix SFV testamos a visualização de algumas imagens. Utilizando o software OIM – organizador de imagens foram buscadas as pastas na formatação hexadecimal. Depois estas pastas foram copiadas para a memória interna do aparelho dentro da pasta Landix/imagens. As imagens foram visualizadas com sucesso utilizando SSM.


Observações

1 O aparelhoLG Optimus L5 conta com algumas funções interessantes como HSPA (Rede de acesso de pacotes de alta velocidade). Com o uso da rede HSPA o usuário pode ter acesso à internet VIA chip(GPRS) com velocidade superior ao que é alcançado em alguns aparelhos, que oferecem a tecnologia EDGE por exemplo.
2 O aparelho LG Optimus L5 tem uma forma quadrada, diferenciando de alguns aparelhos, dando mais originalidade ao smartphone. Outra vantagem é com relação ao peso do aparelho. O aparelho pesa cerca de 120 gramas. A tela do aparelho de 4.0 polegadas é muito boa para acessar os sistemas da Landix, visualizar vídeos e acessar a internet por meio de browser.
3 O Android modificado pela LG também ficou muito bom de usar, facilitando em vários pontos a usabilidade com o sistema. Cada revendedora de aparelhos android tem a liberdade de alterar a interface do android que é fabricada pelo Google.
4 O Touch do aparelho é muito bom. Facilitando operações básicas como digitação, entre outras operações como navegabilidade, seleção de itens como pastas arquivos, etc.
5 Nos testes realizados com importação de carga o aparelho gastou em média 146,44 segundos por carga, traduzindo os números, levou em média 2 (dois) minuto e 26 (vinte e seis) segundos e 44 (quarenta e quatro milésimos de segundo). Fazendo uma pequena comparação com alguns aparelhos já homologados pela Landix Sistemas o tempo é regular, estando bem abaixo dos melhores aparelhos já homologados pela Landix Sistemas. Para se ter uma medida mais exata do tempo de homologação o aparelho o Samsung Galaxy Y levou em média 147 segundos por carga, já o aparelho GalaxyS Duos levou em média 131,7 segundos por carga, e o melhor aparelho já homologado pela Landix que é o Samsung Galaxy SIII levou em média 62 segundos por carga. É importante ressaltar que apenas este teste não é parâmetro para afirmar se um aparelho é bom ou ruim, porém este teste pode ajudar o cliente a ter uma ideia de qual aparelho comprar de acordo com sua necessidade.
6 Utilizando o sistema Landix Flex/ Landix SFV com o acelerômetro ligado, não interferiu em nenhuma função como buscar carga ou realizar descarga, no entanto para alguns modelos a utilização do acelerômetro ligado pode ser um problema, pois interfere na exibição dos módulos. É importante deixar claro que recomendamos o uso do sistema com o acelerômetro desligado.
7 Uma das principais características observadas durante a homologação do aparelho é o desempenho. O aparelho LG Optimus L5apresentou um tempo de resposta razoável quando submetido a alguns testes de stress do aparelho como por exemplo, usa-lo com várias aplicações abertas como Google Maps, Street View, alguns editores e testos, e páginas abertas no browser e utilizando o Landix Flex, por exemplo. Mesmo o aparelho não tendo uma grande capacidade de memória RAM (512 MB) é que a partir das versões 4.0.4(Ice scream sandwich) até as versões 4.1 e 4.2 (Jelly Bean) o sistema operacional android conta com um eficiente coletor de lixos, isso significa que o aparelho gerencia muito bem as aplicações que não estão sendo usadas, fechando-as quando necessário. Porém não aconselhamos o uso do aparelho com diversas aplicações abertas, levando em consideração que nosso sistema precisa de pelo menos 100 MB para perfeito funcionamento. O uso consciente do aparelho pode evitar problemas inesperados, já que a nossa aplicação é altamente dependente do sistema operacional Android, significando que qualquer problema no funcionamento do sistema operacional, pode influenciar no funcionamento do sistema da Landix.
8 O aparelho oferece apenas o teclado virtual. Isto pode ser um problema para usuários que tem dificuldade na utilização deste teclado.
9 Com relação à bateria, como característico na maioria dos smartphones, quando o aparelho é submetido ao uma alta carga de dados, e uso dos recursos, isso aumenta o consumo de bateria. No melhor caso testado à bateria do aparelho dura em média 6 horas em uso constante.
10 O aparelho conta com 4GB de memória interna. Em nossos testes este espaço de armazenamento é suficiente para usuários comuns. Caso o usuário necessite de expansão do espaço, o aparelho suporta a expansão por meio de um cartão micro SD, de até 32GB, como é de praxe para a maioria dos aparelhos.
11 Um problema que notei durante os testes é que quando o usuário estiver fazendo pedidos, na inserção dos itens, por exemplo, e eventualmente clicar no botão de voltar à tela inicial para visualizar algum e-mail ou configurar a wi-fi, por exemplo, ele deve pressionar o botão tela inicial, com isso na parte direita da tela, o sistema operacional irá apresentar os programas que estão abertos, com isso o usuário pode clicar no sistema da Landix, e voltará no mesmo ponto que estava. Caso o usuário navegue entre os aplicativos, e clique no icone do Landix, o sistema irá abrir na tela de Login, depois de efetuado o Login, caso o usuário tenha feito vários pedidos, o sistema mostrará a seguinte mensagem "Ocorreu um erro. O sistema tentará recuperar a base de dados". Geralmente o sistema consegue recuperar os pedidos que já foram feitos, porém existe a possibilidade de não recupera-los, perdendo os pedidos. Vale dizer que isso é uma característica do aparelho, já que o Android para o Samsung, por exemplo, se comporta de uma forma diferente. Apenas ressaltamos esta característica, pois para usuários que estão acostumados a aparelhos da Samsung, por exemplo, poderiam ter alguns problemas ao iniciar o uso do sistema de vendas no aparelho.
12 Outro detalhe que deve ser dito é com relação à tela do aparelho. Utilizando o sistema de vendas, verifiquei certa dificuldade na diferenciação das cores. Creio que isso acontece por conta do contraste, pois a cor está mais próxima do branco. Para visualizar o sistema de forma clara, o usuário deve chegar o celular próximo ao olho, caso contrário o usuário irá perder alguns detalhes com relação às cores. Outro problema relacionado, é que o usuário deve forçar a visão para enxergar as cores, o que a longo prazo pode ser prejudicial para a saúde do usuário.
13 Com relação a custo benefício o aparelho custa em média entre R$ 400,00 e R$ 800,00, o que par os parâmetros atuais de aparelhos é um preço justo.Este aparelho é destinado a usuários comuns, que não necessitem de um aparelho com alta performance, porém, necessitem de um bom aparelho, sendo o mesmo multitarefa, e conseguindo executar o sistema de vendas de forma correta. Lembrando que a avaliação do preço do aparelho foi feito em Julho de 2013.



Conclusões

De acordo com os testes realizados pela Landix o aparelho LG Optimus L5 (LG-E615f) está preparado para utilizar o sistema de vendas Landix Flex, Landix SFV e o Sistema Landix DLG, portanto o aparelho é considerado elegível.



Img-rodape-transparente.png