Ir para: navegação, pesquisa

ATM M5S

Chamado Data de Homologação Versão Sistemas instalados Aparelho Elegível
25032 23/05/2013 1.0 Landix Flex (04.05.00) Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho ATM M5S e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-atm-m5s.png

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Não
FLEX-Pré-Venda Sim

}

Especificações

Nome do Aparelho ATM M5s
Número do modelo M5 Professional
Versão do Sistema Operacional Android 4.0.4 - Ice scream Sandwich
Tipo de equipamento Smartphone
Processador Dual Core 1 GHz
Memória RAM 1 GB
Memória ROM/Flash 1 GB
Memória expansível até Slot para MicroSD expansível até 32GB
Tamanho 150mm x 81mm x 12mm
Peso 188g
Tamanho do display 5,2’’
Tipo da tela -
Wi-Fi Texto
Redes 2G GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
Redes 3G 3G+ /3G Plus WCDMA/HSUPA
Bateria Principal Li-Ion 2700 mAh
Sensores Sensores de proximidade, luminosidade e giro
Versão do Bluetooth Texto
Versão USB 2.0
GPS GPS e A-Gps
Câmera Frontal 8.0 MP
Câmera Traseira Sim
Dual Chip Sim


Fonte: http://atm3g.com.br/ATM_3G/Tablet_M5s.html

Testes Realizados

1 Instalação do sistema de vendas

A instalação do sistema Landix Flex Android foi realizada com sucesso. Para instalar o sistema no equipamento foram realizados os seguintes procedimentos:

  • Instalação do driver do equipamento no computador.
  • Conexão do equipamento (com cartão SD) ao computador através do cabo USB.
  • Cópia do arquivo de instalação (instalador.apk) para o cartão SD.
  • Com o equipamento desconectado do computador, execução do gerenciador de arquivos para acesso ao 'sdcard'.
  • Seleção do arquivo (instalador.apk) para devida instalação.
2 Download do arquivo de carga com o sistema via wifi e GPRS

CARGA COMPLETA:

Uma vez configurada a conexão com a rede através do wi-fi ou GPRS, cadastrei a rota de um vendedor e busquei o arquivo de carga normalmente. Depois fiz o mesmo teste utilizando o acelerômetro ligado, e novamente a carga foi buscada corretamente. Uma ressalva a ser feita é que aconselhamos o uso do sistema de vendas com o acelerômetro desligado.

Os resultados descritos acima foram realizados utilizando os modos de conexão wi-fi e GPRS.

CARGA PARCIAL:

Selecionei algumas tabelas no Middleware que havia alterado informações e fiz a busca da carga parcial com sucesso.

3 Importação de carga com o homologador

O aplicativo “Homologador” é uma das formas de avaliação utilizadas pela landix para medir o desempenho do sistema de força de vendas que está em uso no aparelho. O teste consiste na importação de 50 registros em um total de 100 importações. O processo foi concluído com êxito, não apresentando nenhum problema.

Abaixo segue o tempo médio por importação: Dados obtidos com a execução do homologador:

  • Importações concluídas: 100.
  • Quantidade de corrompimento: 0.
  • Tempo de elegibilidade: 9382 segundos
  • Tempo médio das importações: 93,82 segundos
4 Importação realizada com uma carga real

Nos testes importando uma carga de aproximadamente 1,793kb de um cliente que utiliza o sistema Landix Flex que possui mais 30 mil clientes o sistema importou a mesma entre 1 minuto e 50 segundos e 2 minutos e 5 segundos.

5 Realização de pedidos

Após término do processo de carga do sistema, o próximo passo foi o cadastro de pedidos e motivos de não venda. Durante a realização destes procedimentos verifiquei a disposição das telas e o desempenho das buscas implementadas em determinados módulos. Os cadastros foram realizados com sucesso.

6 Consulta das informações dos clientes

Em seguida, observei as informações pertinentes ao cadastro dos clientes nas telas “Situação” e “Cadastro”. Na tela de situação, abas “Carteira de títulos”, “Pedidos a faturar” e “Pedidos faturados”, selecionei as notas e os itens associadas a estas. Analisei a disposição das telas e a integridade das informações, não identificando qualquer inconformidade.

7 Realização de cadastros de clientes

Realizei o cadastro de alguns clientes através da opção “Novo cliente”, observando-os em seguida na listagem de clientes e suas devidas informações nos módulos de cadastro. Também foram realizados alterações no cadastro e exclusões de alguns clientes. Procedimentos realizados com sucesso.

8 Geração de relatórios

Observação das informações e da disposição da telas de cada relatório acionado. Não identifiquei inconformidades durante esse procedimento.

9 Geração e envio do arquivo de descarga

Verifiquei novamente a configuração da conexão para garantir que os dados estavam devidamente preenchidos e assim a descarga fosse descarregada na máquina correta. Este procedimento também foi realizado utilizando a conexão via GPRS e WiFi, obtendo êxito em ambas as operações.

10 Atualização, reenvio de descarga e troca de rota

Para simular a atualização do sistema coloquei um arquivo de atualização (andflxpv.apk) na pasta download, realizei um download de carga com a versão correspondente e após o carregamento fiz o download da atualização através da opção “Atualizar sistema”. Em seguida o sistema operacional apresenta uma mensagem informando que a instalação será substituída, e confirmando a instalação o processo foi concluído. Em seguida executei o sistema de vendas e verifiquei o sucesso da operação. Os processos de reenvio de descarga e troca de rota também foram realizados com sucesso.


Observações

1 O aparelho ATM M5s apresentou uma melhora substancial se comparado com o tablet ATM M5, já homologado anteriormente pela Landix Sistemas. O tablet M5S apresentou uma evolução em desempenho/performance que foi melhorada de forma significativa, ao peso do aparelho que foi reduzido, a memória ram e interna que foram aumentadas.
2 Nos testes realizados com importação de carga o aparelho gastou em média 93,82 segundos por carga, traduzindo os números, levou em média 1(um) minuto e 56(cinquenta e seis) segundos. Fazendo uma pequena comparação com alguns aparelhos já homologados pela Landix Sistemas o tempo é muito bom. O table ATM M5 levou em média 146 segundos por carga, que é um tempo aceitável mas está muito acima do tempo gasto pelo ATM M5s. Para se ter uma medida mais exata do tempo de homologação o aparelho Samsung Galaxy SII levou em média 99 segundos por carga, o aparelho Galaxy Tab2 levou 96 segundos por carga e o melhor aparelho já homologado pela Landix que é o Samsung Galaxy SIII 62 segundos. É importante ressaltar que apenas este teste não é parâmetro para afirmar se um aparelho é bom ou ruim, porém este teste pode ajudar o cliente a ter uma ídeia de qual aparelho comprar de acordo com sua necessidade.
3 Utilizando o sistema Landix Flex/ Sankhya Força de vendas com o acelerômetro ligado, não interferiu em nenhuma função como buscar carga ou realizar descarga, no entanto para alguns modelos a utilização do acelerômetro ligado pode ser um problema, pois interfere na exibição dos módulos. É importante deixar claro que recomendamos o uso do sistema com o acelerômetro desligado.
4 A principal característica do aparelho ATM M5s é o desempenho. O tablet M5s apresentou um desempenho bem superior se comparada com o tablet M5. O tablet mostrou que pode ser comparado aos melhores aparelhos já homologados pela Landix se comparado o tempo que levou para importar algumas cargas utilizadas com teste. Portanto o tablet ATM M5s apresenta-se como um excelente investimento aos clientes que desejarem tablets/smartphones com alto poder de processamento.
5 Utilizando os sistemas Landix Flex/Sankhya Força de vendas com o acelerômetro ligado, não interferiu em nenhuma função como buscar carga ou realizar descarga, no entanto o sistema quando é rotacionado pode ocultar alguma parte da tela, quando volta à rotação normal o sistema é auto-ajustado. É importante deixar claro que recomendamos o uso do sistema com o acelerômetro desligado.
6 Outra característica muito boa do aparelho é que o mesmo é leve e slim. O design do aparelho é bastante bonito.
7 O Touch do aparelho é muito bom. O teclado virtual oferece uma digitação segura para o usuário.
8 O aparelho oferece apenas o teclado virtual. Isto pode ser um problema para usuários que tem dificuldade na utilização deste teclado.
9 Com relação à bateria, o desempenho do mesmo foi na média dos aparelhos já homologados pela Landix. Por possuir uma alta medida de corrente elétrica(medida em mAh) o aparelho ATM M5s teve um desempenho aceitável neste quesito.
10 O aparelho oferece a oportunidade do cliente escolher o uso no cartão de memória ou na memória interna do aparelho. Como o ATM M5s tem bastante memória interna o sistema pode ser utilizado tranquilamente apenas com a memória interna do aparelho.
11 O aparelho não apresenta leitor de código de barras. Caso seja necessário o uso desta função é necessário que o usuário instale uma aplicação externa que utilize a câmera como leitor de códigos. Como a câmera do aparelho é muito boa, o fato de o aparelho não ter código de barras real não é um problema.
12 O tablet oferece a capacidade de o usuário utilizar dois chips.
13 O aparelho tem uma câmera frontal e uma normal que fica na parte de trás do aparelho.
14 Nos testes iniciais foi verificado que o wi-fi do aparelho não estava funcionado. Tivemos que entrar em contato com o suporte da ATM para que a ROM do aparelho fosse atualizada.
15 Uma qualidade apresentada é o tamanho da tela, sendo bastante confortável para os usuários. Utilizando os sistemas Landix Flex e Sankhya Força de vendas, apresentaram se muito bem no aparelho.
16 Uma característica bastante importante sobre a ATM é a qualidade no atendimento ao cliente. Em todos os momentos que foi necessário entrarmos em contato o suporte se apresentou de forma prestativa, ajudando-nos no que era necessário.


Conclusões

1 Aparelho é considerado elegível.
2 De acordo com os testes realizados pela Landix o tablet ATM M5s está preparado para utilizar o sistema de vendas Landix Flex Vertical e o Sistema Sankhya Força de vendas.



Img-rodape-transparente.png