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ATM M5Q

Chamado Data de Homologação Versão Aparelho Elegível
30928 14/05/2014 1.0 Sim


Introdução

O processo de elegibilidade consiste em uma bateria de testes que permite verificar se o aparelho em questão está preparado para ser utilizado em conjunto com o sistema de vendas Landix. A seguir, são apresentadas as características principais do aparelho ATM M5 5.5 e uma descrição dos testes realizados durante o processo. No final, é apresentada uma conclusão sobre a compatibilidade do aparelho com o sistema de vendas Landix.

Img-atm-m5q.png

Sistemas de vendas homologados:

SFV-Pré-Venda Sim
SFV-Pronta-Entrega Não
FLEX-Pré-Venda Sim

Especificações

Nome do Aparelho ATM M5 5.5
Número do modelo ATM M5Q 5.5
Versão do Sistema Operacional Android 4.2.1 (Jelly Bean)
Tipo de equipamento Smartphone
Processador Quad Core 1.2 GHz
Memória RAM 1GB
Memória ROM/Flash 4GB
Memória expansível até 32GB
Tamanho 157 x 79,5 x 9,5mm
Peso 184g
Tamanho do display 5.5"
Tipo da tela Tela Capacitiva de Alta Resolução
Bateria Principal 2250 mAh
Sensores Proximidade, luminosidade e giro
Versão do Bluetooth 4.0
Versão USB MicroUSB 2.0
GPS GPS e A-Gps
Leitor de código de barras físico -
Câmera Frontal VGA
Câmera Traseira 5.0 MP


Fonte: http://www.atm3g.com.br/ATM_Outsourcing/ATM_M5Q.html

Testes Realizados

1 Instalação do sistema de vendas

A instalação dos sistemas Sankhya Força de Vendas e Landix Flex foram realizadas com sucesso. Para instalar os sistemas no equipamento foram realizados os seguintes procedimentos:

  • Conexão do equipamento ao computador através do cabo USB.
  • Cópia do arquivo de instalação (instalador.apk) para a memória interna.
  • Com o equipamento desconectado do computador, execução do gerenciador de arquivos para acesso à

'memória'.

  • Seleção do arquivo (instalador.apk) para devida instalação.
2 Download do arquivo de carga com o sistema via wifi e GPRS

CARGA COMPLETA:

Uma vez configurada a conexão seja com a utilização de um chip ou com o acesso à rede através de WiFi, cadastrei a rota de um vendedor e busquei o arquivo de carga. O download de carga foi realizado com sucesso, com a observação de que o processo é mais lento quando a conexão ocorre via GPRS. O carregamento também obteve uma performance positiva durante os testes.

Dados obtidos com os testes durante o carregamento:

  • Carga (500 KB) => média de 163 segundos.
  • Carga (75 KB) => média de 16 segundos.

CARGA PARCIAL:

Selecionei algumas tabelas no Middleware que havia alterado informações e fiz a busca de carga parcial. O sistema buscou o arquivo de carga específico (a_codigodarota.zfx) corretamente, atualizando apenas as tabelas pertencentes à carga gerada. O download e o carregamento foram concluídos com êxito.

3 Realização de pedidos

Após carregar o sistema, foi realizado algumas vendas e acessado todos os demais módulos para teste. Os testes foram realizados com sucesso.

4 Consulta das informações dos clientes

Em seguida, observei as informações pertinentes ao cadastro dos clientes nas telas “Situação” e “Cadastro”. Na tela de situação, abas “Carteira de títulos”, “Pedidos a faturar” e “Pedidos faturados”, selecionei as notas e os itens associadas a estas. Analisei a disposição das telas e a integridade das informações, não identificando qualquer inconformidade.

5 Realização de cadastros de clientes

Realizei o cadastro de alguns clientes através da opção “Novo cliente”, observando-os em seguida na listagem de clientes e suas devidas informações nos módulos de cadastro. Também foram realizados alterações no cadastro e exclusões de alguns clientes. Procedimentos realizados com sucesso.

6 Geração de relatórios

Observação das informações e da disposição da telas de cada relatório acionado. Não identifiquei inconformidades durante esse procedimento.

7 Geração e envio do arquivo de descarga

Depois de realizar alguns pedidos, foi realizado o envio do arquivo de descarga utilizando tanto o modo de conexão wi-fi quanto o GPRS. Para os testes, realizamos diversas transmissões. As principais informações contidas nesses arquivos eram cabeçalho de pedidos, itens, registros de clientes novos e alterados. Também testamos o módulo de reenvio de descarga.

OBS.: Os testes descritos foram realizados com sucesso tanto para o Landix Flex quanto para o Landix SFV.

8 Envio e recebimento de mensagens

Cadastrei mensagens no sistema de vendas com anexos de áudio, vídeo e imagem. Cadastrei mensagens no Middleware e as enviei ao servidor LMSS. Em seguida, selecionei a opção para sincronização de envio e recebimento na aplicação. As transmissões foram concluídas com êxito.

9 Atualização, reenvio de descarga e troca de rota

Para simular a atualização do sistema coloquei um arquivo de atualização (andflxpv.apk) na pasta download, realizei um download de carga com a versão correspondente e após o carregamento fiz o download da atualização através da opção “Atualizar sistema”. Em seguida o sistema operacional apresenta uma mensagem informando que a instalação será substituída, e confirmando a instalação o processo foi concluído. Em seguida executei o sistema de vendas e verifiquei o sucesso da operação. Os processos de reenvio de descarga e troca de rota também foram realizados com sucesso.

10 Teste de impressão do resumo do pedido

Foi realizado o teste de impressão de pedido para o Landix Flex. O problema ocorrido foi tentar buscar dispositivos para parear no sistema Landix, apareceu uma tela branca e foi necessário forçar a parada do aplicativo. Ao parear a impressora no aparelho antes de abrir o sistema, a impressão foi realizada com sucesso.

11 Teste de exibição de imagens

Utilizando o sistema Landix Flex foram utilizadas algumas imagens para visualização no sistema. Utilizando o software OIM – organizador de imagens foram buscadas as pastas na formatação hexadecimal. Depois estas pastas foram copiadas para a memória interna do aparelho dentro da pasta Landix/imagens. As imagens foram visualizadas com sucesso utilizando o força de vendas.

12 Teste com Google Maps

Foram cadastrados alguns clientes com informações de latitude e longitude para testar o módulo de Localização via Google Maps. A localização dos clientes foi visualizada com sucesso.

Os testes descritos foram realizados para o Landix Flex.

13 Teste de recebimento de ligação

Foram feitas algumas ligações enquanto o sistema estava buscando carga e descarregando. Após o término da ligação o programa voltou a funcionar normalmente.

14 Teste com o Acelerômetro ligado

Com os sistemas Landix Flex e SFV não houve problemas de processamento com o auto-rotação ativado, porém é importante ressaltar que a Landix recomenda que o aplicativo seja utilizado com a Auto-rotação desativada.

15 Testes de performance
  • BUSCA DE CARGA - VELOCIDADE:

Nos testes realizados com importação de carga, a aparelho gastou em média 63 segundos por carga. Fazendo uma pequena comparação com alguns aparelhos já homologados pela Landix Sistemas, o tempo é considerado muito bom. Para se ter uma medida mais exata do tempo de homologação, o aparelho Samsung Galaxy Y levou em média 147 segundos por carga. Já o aparelho GalaxyS Duos levou em média 131,7 segundos por carga. O melhor aparelho já homologado pela Landix, que é o Samsung Galaxy SIII, levo em média 62 segundos por carga. É importante ressaltar que apenas esse teste não é parâmetro para afirmar se um aparelho é bom ou ruim, porém o mesmo pode ajudar o cliente a ter uma ideia de qual aparelho comprar de acordo com sua necessidade.

  • TRAVAMENTOS E LENTIDÕES:

Durante os testes, não houve registros de travamento.

  • TEMPO DE BOOT:

Não houve demora para ligar o aparelho

  • DURAÇÃO DA BATERIA:

Durante os testes foi constatado que a bateria dura cerca de 8 horas com uso moderado.

  • TECLADO:

O aparelho oferece apenas o teclado virtual.

  • TOUCHSCREEN:

O Touch do aparelho é muito bom.

  • SISTEMA TEM A OPÇÃO DE MOEDA REAL (R$):

O sistema tem a opção de moeda real.

  • CONECTA NO USB SEM PROBLEMAS:

Não foi detectado nenhum problema quanto à conexão com o cabo USB.

16 Existência de função Telefone no aparelho

O aparelho possui a função telefone.

17 Necessidade de Cartão de Memória

A instalação do sistema foi feita usando o cartão de memória. Como o aparelho tem uma memória de 512 MB é necessário utilizar o cartão de memória.

18 Teste do Aplicativo de Manutenção
  • Com o cartão de memória devidamente inserido no equipamento, executei o aplicativo de manutenção e inseri a senha correspondente para acesso às opções da aplicação.
  • Selecionei os botões “Copiar banco”, “Copiar descarga” e “Copiar backup de descarga” e verifiquei que os respectivos arquivos foram copiados para o cartão de memória nos seguintes diretórios “landix/Dados” (banco), “landix/Arquivos/Exportacao” (descarga) e “landix/Arquivos/Exportacao/Backup” (backup's de descarga).
  • Em seguida com um arquivo de descarga gerado, selecionei a opção “Apagar descarga” e o arquivo 87654321.zfx foi devidamente deletado.
  • Atrasei a data do aparelho e executei a aplicação para verificar a restrição da data/hora, desse modo, selecionei a opção “Apagar data” e o sistema permitiu novamente o login da aplicação devido à exclusão do arquivo 'data.dat'.
  • Por fim, selecionei a opção “Apagar banco” para averiguar a deleção do banco seguido de “Importar banco” para constatar se o banco contido no diretório “landix/Dados” do cartão de memória foi copiado para a pasta “Dados” do sistema.
  • Todos os processos inerentes à manutenção foram desempenhados com êxito.


Observações

1 No teste de impressão do resumo do pedido, ao tentar parear o aparelho no próprio sistema Landix, não carregou e apareceu uma tela branca. Foi necessário forçar a parada do aplicativo para reiniciá-lo. Porém, pareando a impressora antes de abrir o sistema Landix, não houve problemas na impressão, ela ocorreu com sucesso
2 Na exibição de relatórios, os caracteres especiais, como acentuação aparecem desconfigurados.
3 As imagens na lista de produtos e no resumo do pedido ficaram embaçadas, não sendo possível visualizá-las com perfeição sem abrir a imagem com o zoom maior.
4 No Landix SFV os caracteres especiais apareceram desconfigurados no resumo da mensagem que foi recebida e no Landix Flex as mensagens enviadas não possuem o assunto que havia sido adicionado pelo vendedor, no Station os caracteres chegaram aleatórios. Também, em nenhum dos dois sistemas foi possível visualizar os anexos.
5 A busca do arquivo de atualização utilizando conexão GPRS, não foi realizada com sucesso. No teste, foram feitas 5 tentativas na atualização e por volta de 3 minutos após seu início aparece tela branca, sendo necessário voltar para a página inicial do sistema.


Conclusões

De acordo com os testes realizados pela Landix, o aparelho ATM M5Q 5.5 está preparado para utilizar o sistema de vendas Landix Flex e sistema Landix SFV, apesar das ressalvas descritas no tópico "Observações". Portanto, o aparelho é considerado elegível.



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